Gospel Prime

Ditadura da Nicarágua volta a proibir celebrações da Semana Santa

today25 de março de 2024

Fundo
share close

A Nicarágua proibiu as celebrações públicas da Semana Santa da Igreja Católica pelo segundo ano consecutivo, em meio a outras medidas repressivas que também afetaram organizações protestantes.

Tradicionalmente, durante a Semana Santa que antecede a Páscoa, a Igreja Católica organiza coloridas procissões religiosas nas ruas das vilas e cidades de toda a Nicarágua. No entanto, o regime, liderado por Daniel Ortega, tomou medidas para limitar essas celebrações, restringindo-as ao interior dos edifícios da igreja. Recentemente, a vice-presidente Rosario Murillo, esposa de Ortega, indicou que as autoridades substituirão as procissões religiosas tradicionais por “procissões populares” que propagam a ideologia comunista.

Em resposta às críticas de perseguição à Igreja Católica, Murillo afirmou que “se estão prendendo um padre, deve ser por algum motivo”, informou o meio de comunicação Gaceta de la Iberosfera.

Além da Igreja Católica, as organizações protestantes também têm sido alvo das medidas repressivas do governo de Ortega. Desde 2021, o governo fechou ou dissolveu 342 organizações religiosas, sendo a maioria delas associadas a organizações evangélicas. Essas ações fazem parte de um padrão mais amplo de fechamento de ONGs, com 256 organizações evangélicas encerradas desde então.

As medidas do governo têm sido particularmente duras com os líderes católicos que criticaram o regime. Desde 2018, mais de 203 padres e freiras foram exilados ou presos, e a repressão continua. O regime de Ortega tem sido acusado de condenar líderes religiosos a penas de prisão em julgamentos considerados ilegais pela comunidade internacional.



Essa repressão tem causado um profundo efeito sobre os líderes católicos, que se sentem cada vez mais ameaçados ao denunciarem os abusos do governo. O medo de retaliação tem silenciado muitos deles, alimentando um clima de medo e repressão no país.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-apedreja-onibus-municipal-e-interrompe-viagem-em-guaruja;-video

G1 Santos

Homem apedreja ônibus municipal e interrompe viagem em Guarujá; VÍDEO

Caso ocorreu, na tarde de domingo (24). Segundo testemunha, apesar do susto, ninguém ficou ferido. Porta de ônibus é atingida por pedra e estilhaços quase atingem passageiros; VÍDEO Passageiros de um ônibus municipal que trafegava por Guarujá, no litoral de São Paulo, tiveram a viagem interrompida após um homem em situação de rua atirar uma pedra contra o coletivo. Em vídeo obtido pelo g1, nesta segunda-feira (25), é possível ver […]

today25 de março de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%