Os destroços do Titanic estão a cerca de 650 km ao sul de St John’s, Newfoundland, no Canadá, a aproximadamente de 3.800 metros da superfície.
Veja a cronologia do desastre:
16 de junho: grupo inicia viagem aos destroços do Titanic
Cinco pessoas entram em um submarino para tentar chegar aos destroços do Titanic, para a primeira viagem de 2023.
A empresa de turismo marítimo, OceanGate Expeditions, cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) dos passageiros por um lugar em sua expedição para ver os destroços.
Para ir até o local, uma grande embarcação saiu de Newfoundland, no Canadá, carregando a embarcação. Como o veículo não é autônomo como um submarino de grande porte, precisa ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região onde estão os destroços.
18 de junho: submarino perde a comunicação
Por volta das 8 horas, começa a descida até o Titanic. A expectativa era que levasse cerca de duas horas para chegar até o local. Porém, o submarino perdeu comunicação depois de uma hora e 45 minutos de descida.
19 de junho: Guarda Costeira anuncia buscas
A Guarda Costeira dos Estados Unidos anuncia por volta das 14 horas, que estavam “procurando por um submarino de pesquisa canadense”. Três horas depois, a instituição realizou uma coletiva de imprensa para afirmar que estava “trabalhando muito” para localizar os viajantes.
No mesmo horário, mídias internacionais informaram que Paul-Henry Nargeolet também estaria no submarino.
20 de junho: outros passageiros são identificados
Montagem – O britânico Hamish Harding, o paquistanês Shanzada Dawood e o francês Paul-Henry Nargeolet — Foto: Arte/g1
Por volta das 9 horas, as equipes que procuravam pelo submarino desaparecido anunciaram que ampliariam a área das buscas. A operação está sendo feita em conjunto pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Canadá.
Às 11h40, a França Outro país que se aliou as buscas foi a França. O país vai enviar um navio, chamado Atalante, que é administrado pelo instituto de pesquisas Ifremer, e atua sob a alçada do ministério.
21 de junho: ruídos e primeiras imagens das buscas
Navio que participa das buscas por submarino que despareceu durante expedição ao Titanic no Oceano Atlântico, em 20 de junho de 2023. — Foto: Guarda Costeira dos EUA
22 de junho: mortes são confirmadas
A OceanGate, empresa responsável pelo submarino Titan, confirmou que todos os passageiros morreram. Mais cedo, a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que os destroços do submarino foram encontrados.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)