G1 Mundo

Duplo julgamento favorece Trump junto a rivais republicanos

today9 de junho de 2023 6

Fundo
share close

Ele deve comparecer a um tribunal federal em Miami na próxima terça-feira, com sete acusações por reter documentos confidenciais em sua propriedade da Flórida.

O duplo indiciamento não inviabiliza a candidatura de Trump; ao contrário, fornece ingredientes mais picantes à disputa.

A começar pelos concorrentes republicanos, que no primeiro momento se uniram e somaram esforços em torno do ex-presidente e denunciaram a motivação política das acusações coordenadas pelo Departamento de Justiça.



É isso: um ex-presidente transformado em réu torna-se mais forte dentro de seu partido e de sua base, tachado de vítima de armação, de uma caça às bruxas e de outras falácias parecidas. Os republicanos manejam as acusações contra Trump para atingir em cheio o candidato democrata, o presidente Joe Biden.

Em março passado, o ex-presidente foi acusado por um tribunal em Nova York de falsificar documentos comerciais destinados a silenciar uma atriz pornô na campanha de 2016. Ganhou impulso nas pesquisas — 20 pontos à frente do segundo colocado, Ron DeSantis — e na arrecadação de recursos.

FBI faz busca e apreensão em mansão de Donald Trump, em resort de Mar-a-Lago

FBI faz busca e apreensão em mansão de Donald Trump, em resort de Mar-a-Lago

Agora, as acusações partem do governo federal e também criam um ambiente confortável para ele, que domina o palco como protagonista entre os seus correligionários. E há outras investigações em andamento: o ex-presidente enfrenta acusações de insuflar uma turba de simpatizantes a invadir o Capitólio em janeiro de 2021 e de adulteração no resultado eleitoral da Geórgia.

Se os dois julgamentos criminais, ou até uma condenação, não impedirão a candidatura de Trump à Presidência, a superposição

dos calendários de audiências na Justiça e de campanha eleitoral poderá, sim, influenciar o humor do eleitor. Sem qualquer exagero, os EUA estão diante de mais um teste inédito de resistência à sua democracia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apos-turista-condenado-por-pegar-filhote-de-bisao,-autoridades-dos-eua-buscam-mais-dois-homens-que-tocaram-em-animal

G1 Mundo

Após turista condenado por pegar filhote de bisão, autoridades dos EUA buscam mais dois homens que tocaram em animal

Na semana passada, um cidadão do Havaí foi condenado pela Justiça dos EUA por tocar e pegar um filhote de bisão que, segundo ele, tentava atravessar um rio para encontrar sua mãe no parque de Yellowstone. Por causa do contato, o filhote - como, segundo especialistas, costuma acontecer com essa espécie - foi rejeitado por sua mãe e pelo resto da manada e, por isso, teve de ser sacrificado. O […]

today9 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%