G1 Mundo

É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas

today24 de janeiro de 2024 10

Fundo
share close

Imagens em tempo real feitas de locais próximos e fotos publicadas nas redes sociais da Torre Eiffel mostram que publicações são falsas.


Circulam nas redes sociais vídeos que mostram um incêndio na Torre Eiffel. É #FAKE.



Uma publicação no TikTok em 21 de janeiro de 2024 mostra o vídeo, acompanhado de legenda em português: “Torre Eiffel pegou fogo e não realizei o sonho de ir lá”.

Uma busca no TikTok pela expressão “Eiffel” mostra vídeos do monumento em chamas publicados nas primeiras semanas de janeiro; são centenas de milhares de visualizações, com legendas em vários outros idiomas. Alguns perfis assumem que as imagens são falsas, criadas por inteligência artificial.

Não é verdade que a Torre Eiffel pegou fogo em janeiro de 2024. Câmeras com transmissão ao vivo instaladas em prédios próximos mostram que o monumento permanece intacto. Uma busca avançada pela palavra Eiffel nos perfis oficiais da polícia e dos Bombeiros no X não retorna com qualquer relato de incêndio na torre.

O perfil da Torre Eiffel no Instagram mostra fotos do monumento sob a neve tiradas em 18 de janeiro de 2024, sem qualquer menção a um suposto incêndio. Os perfis no X e no Facebook mostram em 20 de janeiro um convite para que visitantes comprem ingressos para a torre —e que dão direito a uma taça de champanhe durante a visita ao segundo andar.

No site da Torre Eiffel há uma nota publicada em dezembro segundo a qual a torre está sendo submetida a obras de manutenção e renovação, no último andar, até 9 de fevereiro. Não há menção a incêndio.

É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas — Foto: Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-deve-ir-a-guiana-para-cupula,-e-diplomatas-veem-recado-para-a-venezuela

G1 Mundo

Lula deve ir à Guiana para cúpula, e diplomatas veem recado para a Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se prepara para viajar à Guiana para a cúpula da comunidade dos Estados do Caribe (Caricom), que acontece no dia 28 de fevereiro. O bloco é composto por 20 países do Caribe, sendo 15 estados-membro e 5 associados. O Brasil participará como convidado do encontro, já que não integra o bloco. Lula tem como uma de suas prioridades na agenda externa a integração […]

today24 de janeiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%