G1 Mundo

É #FAKE que Lula furtou canetas durante reunião do G20; presidente segurava lápis de madeira dados de brinde a líderes mundiais

today15 de setembro de 2023 34

Fundo
share close

Circulam nas redes sociais vídeos que sugerem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva furtou canetas no encerramento da reunião do G20, em Nova Délhi, na Índia, e as entregou à primeira-dama, Janja Silva. É #FAKE.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Fato ou Fake no WhatsApp.

⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.



No vídeo, que tem mais de 90 mil reproduções no TikTok, mas é também viral no WhatsApp, uma pessoa diz: “Agora nesse exato momento ele vai pegar algumas canetas que estão em cima da mesa. Ele olha para o lado assustado para ver se não tem ninguém olhando. (…) E ele segue em direção da sua comparsa que está esperando algo ali próximo. Nesse exato momento ele entrega as canetas na mão da comparsa e a comparsa coloca dentro da bolsa (…).

As imagens são verdadeiras, mas a alegação de que Lula furtou canetas é falsa. O que Lula pega e entrega a Janja são lápis de madeira que ele recebeu como brinde da organização do encontro.

Janja publicou em seu perfil no Twitter a imagem do kit. Ela diz: “As “canetas” e caderninho que todos os presidentes e assessores receberam da organização.”

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) também desmentiu as alegações falsas.

Em nota, a Secom diz que, para dar ênfase à sustentabilidade, a cúpula do G20 usou lápis de madeira, canetas de bambu e garrafas de vidro para a água. E que o vídeo em que o presidente Lula aparece guardando o brinde como lembrança do encontro está sendo usado em peças de desinformação para difamá-lo.

O G20 reúne representantes de 19 países e da União Europeia, nações representam cerca de 80% da economia global.

A nota expõe um vídeo de um canal de notícias indiano que destaca o uso dos lápis e canetas sustentáveis durante o encontro.

É #FAKE que Lula furtou canetas no encerramento do G20 — Foto: Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-as-acusacoes-contra-hunter-biden-podem-afetar-a-campanha-do-pai-a-reeleicao?

G1 Mundo

Como as acusações contra Hunter Biden podem afetar a campanha do pai à reeleição?

O nome Hunter torna o presidente vulnerável e será tão explorado politicamente na campanha eleitoral para a Casa Branca quanto as 91 acusações criminais em quatro julgamentos que pesam sobre o ex-presidente Donald Trump, até agora o maior concorrente de Biden à Casa Branca. O presidente sofreu dois golpes esta semana relacionados ao filho, mas ainda são considerados incipientes pelos republicanos. Na terça-feira, o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin […]

today15 de setembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%