G1 Mundo

É #FAKE que vídeo com versão de ‘Bella Ciao’ signifique levante da direita internacional

today21 de agosto de 2023 27

Fundo
share close

A legenda falsa diz: “Essa música tá sendo cantada no mundo inteiro… Um verdadeiro levante da direita internacional, e tá virando um hino mundial… O planeta acordou, e pereceu o mal que a esquerda faz nas vidas dos seres humanos… Compartilhem até doer o dedo“.

O vídeo com a legenda falsa é compartilhado sem crédito. As imagens, na verdade, integram uma campanha contra as mudanças climáticas e está no Youtube pelo menos desde 2012. Veja:

A descrição do vídeo original diz que a gravação é de 23 de setembro de 2012, na cidade belga de Bruges, como parte do clipe “Cante pelo Clima”.



O Fato ou Fake procurou o Mad Monkey Studios, que aparece nos créditos do vídeo. O dono do estúdio, Kris Janssens, explicou por e-mail as circunstâncias em que o material foi gravado:

“Eu sou de fato o autor deste vídeo feito em Bruges, na Bélgica. Os direitos autorais estão em minha posse. A gravação fez parte de um projeto sobre diferentes cidades da Bélgica cantando juntas para aumentar a conscientização sobre as questões climáticas“, diz.

Janssens diz que a música é uma adaptação de “Bella Ciao”, música de autoria desconhecida cuja letra teria sido inspirada em um velho canto italiano composto no final do século 19, para expressar as duras condições de vida de camponeses que trabalhavam no cultivo de arroz no norte da Itália. “Bella Ciao” também foi cantada na década de 1940 por italianos que se opunham às forças fascistas do ditador Benito Mussolini, que governou o país de 1922 a 1943. No Brasil, música foi usada pelo movimento “Ele não”, em 2018, com letra em português adaptada para expressar a repulsa de mulheres ao então candidato a presidente Jair Bolsonaro. Também foi usada na série espanhola “La Casa de Papel”.

Janssens diz que na adaptação belga “a letra foi escrita para aumentar a conscientização sobre as questões climáticas, independentemente de qualquer preferência política”. Ele conclui: “Então, não foi uma convocação contra nenhum movimento político, mas sim uma campanha de conscientização. Se você era de esquerda ou de direita, não importava. A maioria das pessoas que vieram cantar provavelmente nem sabiam a origem da música. Seu único objetivo era despertar a todos e conscientizá-los sobre a questão climática“.

É #FAKE que vídeo em que pessoas cantam ‘Bella Ciao’ revele levante da direita internacional — Foto: Reprodução

OUTRAS CHECAGENS DO FATO OU FAKE




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

casa-natal-de-hitler-sera-transformada-em-posto-da-policia

G1 Mundo

Casa natal de Hitler será transformada em posto da polícia

A casa natal de Adolf Hitler em Braunau-am-Inn, norte da Áustria, será transformada em um posto da polícia e as obras serão iniciadas em outubro, anunciou o governo do país nesta segunda-feira (21). "O início dos trabalhos está previsto para 2 de outubro", indicou à AFP um porta-voz do Ministério do Interior. "Após a renovação arquitetônica do edifício carregado de um forte passado, serão instaladas no local uma delegacia e […]

today21 de agosto de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%