G1 Mundo

É #FAKE que vídeo mostre candidato argentino Sérgio Massa cheirando cocaína

today17 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

O vídeo viral foi manipulado digitalmente para inserir o rosto do político em cima do rosto de outro homem.


Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem aspirando um pó branco. Legendas afirmam que o pó branco é cocaína e o homem é Sergio Massa, candidato ao segundo turno nas eleições presidenciais na Argentina em 2023. É #FAKE.



O vídeo circula em grupos de direita no Brasil e também na Argentina. Uma das legendas diz: “Zé droguinha Sergio Massa candidato à presidência da esquerda na Argentina, apenas mais um retrato dessa ideologia nefasta, (…)

Não é verdade que o vídeo mostre Sérgio Massa cheirando cocaína. O vídeo viral foi manipulado digitalmente para inserir o rosto do político em outro homem.

A montagem usou como base um vídeo publicado desde 2016 que mostra um outro homem aspirando um pó branco. Tanto na montagem quanto no vídeo antigo, as imagens de fundo atrás do homem e o som são idênticos.

Massa vai concorrer no segundo turno da disputa presidencial, marcado para 19 de novembro, com Javier Milei, candidato populista que se define como libertário e que, em agosto, havia vencido a votação das primárias.

A mensagem falsa circula na Argentina e foi desmentida pelas agências de checagem Chequeado e AFP.

É #FAKE que vídeo mostre candidato argentino Sérgio Massa cheirando cocaína — Foto: Reprodução

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-santista-registra-mais-de-4,3-mil-empregos-formais-no-3°-trimestre-neste-ano;-veja-por-setor

G1 Santos

Baixada Santista registra mais de 4,3 mil empregos formais no 3° trimestre neste ano; veja por setor

A região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registrou novos 4.347 mil empregos com carteira assinada no 3° trimestre deste ano. O número representa uma alta de 1,2% em relação ao trimestre anterior. Os dados são da pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o levantamento da Fundação Seade, a região obteve 37.524 admissões e 33.177 […]

today17 de novembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%