G1 Mundo

É #FAKE vídeo que mostra suposta despedida de tripulantes de submarino

today23 de junho de 2023 13

Fundo
share close

Uma legenda diz: “Que tristeza…. Você já saber que vai morrer em poucas horas. Mensagem de despedida tripulantes do submarino.” No vídeo, uma voz diz: “Hoje é minha última noite de oxigênio aqui no fundo do mar . Eu sou um dos tripulantes do submarino Titan e estamos presos aqui no fundo do oceano em nossa expedição ao Titanic. O ambiente aqui é sombrio e triste . Temos apenas algumas horas de oxigênio restante. É estranho como uma expedição cheia de sonhos e esperança pode terminar tão tristemente. A natureza é implacável e não se importa com o nosso sonhos ou planos. Quero agradecer por todas as orações e pensamentos positivos de todos vocês. Eles têm me mantido forte nestes últimos dias. O amor de minha família e amigos continua a me guiar . Mesmo aqui preso no fundo do mar sinto a força do amor e da união de todos vocês. Embora a tristeza de partir seja grande, quero que vocês saibam que estou em paz. A morte não é o fim . Apenas uma mudança para um lugar melhor. Quero que vocês se lembrem de mim como alguém que lutou por seus sonhos e que amava profundamente aqueles ao seu redor . Mnha última súplica é que todos continuem orando por nós para que possamos encontrar a paz e a redenção. Espero que algo bom possa sair disso tudo, que possamos aprender e crescer a partir de nossos erros e dificuldades. E quem sabe um dia, quando estivermos juntos novamente, possamos rir desses momentos difíceis e entender que tudo faz parte de um plano maior. Não tenham medo de seguir seus sonhos mesmo que pareçam impossíveis. A vida é uma aventura cheia de altos e baixos. Nunca deixem de acreditar em si mesmos e no poder do amor. Este é meu adeus meus amigos. Obrigado e até logo.”

O vídeo não é real. É uma montagem que usa um áudio falso e uma manipulação que faz os lábios de uma das imagens se mexerem como se ele estivesse falando em português. Não há qualquer movimento na cena além dos lábios do personagem.

A ferramenta DeepWare, especializada em detecção de deepfake, analisou o vídeo e apontou que ele é totalmente falso.



Deepware analisou o vídeo e apontou que é deepfake — Foto: Reprodução

Busca reversa da imagem não apontou qualquer correspondência com fotos reais dos tripulantes. O cenário em que os personagens foram inseridos na montagem também não corresponde às imagens conhecidas do interior do submarino. Veja aqui e aqui.

A mensagem menciona “última noite de oxigênio”, mas um som compatível com o da implosão foi captado poucas horas após o submarino mergulhar no Atlântico Norte no domingo (18).

É #FAKE que vídeo mostre despedida de tripulantes de submarino — Foto: Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

chefe-do-grupo-wagner-acusa-russia-de-bombardear-suas-bases-e-promete-retaliacao

G1 Mundo

Chefe do grupo Wagner acusa Rússia de bombardear suas bases e promete retaliação

Governo negou ataques à organização, que é composta por mercenários russos. Yevgeny Prigozhin, chefe do Grupo Wagner — Foto: AP Photo O chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, acusou nesta sexta-feira (23) o Ministério de Defesa da Rússia de atacar acampamentos da organização, que é formada por mercenários russos, e prometeu retaliação. Segundo ele, uma enorme quantidade de soldados do grupo morreram. "Estávamos prontos para fazer concessões ao Ministério da […]

today23 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%