G1 Mundo

El Salvador inicia julgamento coletivo de quase 500 supostos líderes de gangues

today9 de fevereiro de 2024 8

Fundo
share close

Mais de 37 mil crimes cometidos ao longo de uma década são atribuidos a membros da gangue Mara Salvatrucha, informou a procuradoria-geral do país.




El Salvador inicia julgamento coletivo online de quase 500 supostos líderes de gangues

El Salvador inicia julgamento coletivo online de quase 500 supostos líderes de gangues

El Salvador iniciou nesta quinta-feira (8) um grande julgamento de quase 500 supostos líderes da gangue Mara Salvatrucha por mais de 37 mil crimes cometidos ao longo de uma década, informou a procuradoria-geral do país.

Entre os acusados estão 24 chefes da gangue MS-13, alguns com pedidos de extradição emitidos pelos Estados Unidos, informou a procuradoria. Eles são acusados de crimes como homicídio qualificado, sequestro e tráfico de armas.

“Cada crime cometido por membros da gangue teve de ser ordenado pelos líderes. A procuradoria-geral vai assegurar que esses criminosos paguem pelo sofrimento que causaram aos salvadorenhos por décadas”, afirmou a procuradoria pela rede social X.

Supostos membros da Mara Salvatrucha em uma tela de uma audiência remota em El Salvador, em 8 de fevereiro de 2024 — Foto: Jose Cabezas/Reuters

O julgamento é realizado de forma virtual, já que os acusados estão detidos em várias prisões. Alguns estão presos há anos, enquanto outros foram capturados durante o estado de emergência lançado pelo país em março de 2022.

O presidente, Nayib Bukele, fez do combate ao crime a marca de seu governo, e foi reeleito com facilidade no domingo em um momento em que suas políticas mostram popularidade entre os eleitores, apesar de grupos de defesa dos direitos humanos mostrarem preocupação com violações que teriam sido cometidas durante a detenção de cerca de 76 mil salvadorenhos, muitos sem o devido processo legal.

Em janeiro, o ministro da Segurança, Gustavo Villatoro, afirmou que uma audiência coletiva só ocorreria para os supostos líderes da gangue, não para os membros com menor hierarquia na organização.

Com vitória contundente nas urnas, Nayibe Bukele se reelege presidente de El Salvador por mais cinco anos

Com vitória contundente nas urnas, Nayibe Bukele se reelege presidente de El Salvador por mais cinco anos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

imprensa-internacional-repercute-operacao-da-pf-contra-bolsonaro,-militares-e-ex-ministros-de-seu-governo-que-investiga-tentativa-de-golpe-de-estado

G1 Mundo

Imprensa internacional repercute operação da PF contra Bolsonaro, militares e ex-ministros de seu governo que investiga tentativa de golpe de Estado

Ao todo, a PF cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. A operação abrange Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores dele. Há ainda medidas cautelares, como proibição de contatos entre os investigados, retenção de passaportes e destituição de cargos públicos. (Leia mais sobre a operação abaixo) Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF Reprodução de texto do 'New York Times' sobre operação da PF […]

today9 de fevereiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%