G1 Mundo

Eleição nos EUA: primeiros resultados da Superterça são divulgados: Trump vence no estado da Virginia

today6 de março de 2024 7

Fundo
share close

Os primeiros resultados da Superterça indicam uma vitória do ex-presidente Donald Trump , do Partido Republicano, nas primárias do estado da Virginia nesta terça-feira (5), de acordo com projeção da Associated Press.

No Partido Republicano, o presidente Joe Biden venceu as primárias nos estados da Virgínia, Vermont, Iowa e Carolina do Norte, ainda segundo a AP.

A Superterça é a principal data do período pré-eleitoral americano. Nela, vários estados votam simultaneamente em candidatos à Presidência dos Estados Unidos.



Historicamente, o dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quando para o Democrata, mas, principalmente, para a sigla que está na oposição — desta vez, os republicanos.

Diferentemente de outras Superterças com disputas acirradas, neste ano as candidaturas dos dois lados já estão praticamente definidas. Apesar das polêmicas como a questão da idade e da falta memória, pelo lado de Joe Biden, e dos processos judiciais que o republicano Donald Trump enfrenta na Justiça, ambos despontam como favoritos absolutos em seus partidos.

Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça

Eleições nos EUA: O que é e qual a importância da Superterça

Nos Estados Unidos, os pré-candidatos de cada partido disputam prévias em cada estado e território do país, elegendo um certo número de delegados (representantes) em cada um deles. Quem tiver o maior número de delegados ao final do processo se torna o candidato do partido à Presidência. Os maiores colégios eleitorais são os da Califórnia e do Texas.

Neste ano, 15 estados votarão na Superterça pelo Partido Republicano; pelos democratas, serão 16 locais, incluindo o território da Samoa Americana. Os primeiros resultados devem ser conhecidos entre as 20h e as 23h desta terça-feira — as definições ficarão para as primeiras horas de quarta (6).

O “super” da data se dá pelo grande número de delegados envolvidos no mesmo dia. O candidato republicano, por exemplo, precisa de 1.215 delegados para ser indicado à Presidência. Só na Superterça republicana estão em jogo 854 delegados.

Apesar do favoritismo, pela contagem de delegados, nem Trump nem Biden conseguirão a nomeação com a Superterça. Pelos cálculos, os dois pré-candidatos só poderiam ser confirmados como candidatos a partir de meados de março: Trump em 12 de março; Biden, em 19 de março.

Cada estado pode ter processos diferentes de votação – as primárias ou os chamados caucus (veja o vídeo abaixo e entenda como funciona).

Funciona Assim Eleições dos EUA: entenda o que são as primárias e os caucus

Funciona Assim Eleições dos EUA: entenda o que são as primárias e os caucus




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-‘briga’-com-spotify,-apple-e-multada-em-1,8-bilhao-de-euros-na-uniao-europeia

G1 Mundo

Em ‘briga’ com Spotify, Apple é multada em 1,8 bilhão de euros na União Europeia

A União Europeia (UE) condenou a Apple nesta segunda-feira (4) a pagar multa de 1,8 bilhão de euros (R$ 9,7 bilhões) por impedir que o Spotify e outras empresas de streaming de música ofereçam aos usuários da companhia norte-americana opções de pagamento fora da App Store, sua loja de aplicativos. Segunda a agência Reuters, a decisão da Comissão Europeia foi desencadeada por uma queixa feita em 2019 pelo Spotify sobre […]

today6 de março de 2024 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%