G1 Mundo

Eleições em El Salvador terminam com Bukele como favorito

today5 de fevereiro de 2024 2

Fundo
share close

O Tribunal Supremo Eleitoral encerrou a votação às 17h locais (20h de Brasília). Havia 6,2 milhões de eleitores aptos a comparecer às urnas.

Desde 2022, o país está em estado de exceção, que é renovado de tempos em tempos. Mais de 70 mil pessoas foram presas sob suspeita de pertencerem a gangues. Bukele ergueu uma prisão de segurança máxima onde mais de 100 detentos são mantidos nas suas celas sem colchões. Sua aprovação é de cerca de 90%.

Em entrevista coletiva concedida após votar, Bukele pediu aos salvadorenhos que apoiassem com seu voto a continuidade do estado de exceção, para preservar as conquistas “da guerra” contra os grupos criminosos.



“É importante que votemos, para garantir que tenhamos uma Assembleia Legislativa que possa continuar aprovando o regime de exceção”, disse o presidente, a poucos minutos do fim da votação.

O partido dele organizou uma festa na principal praça de San Salvador, a capital do país.

Bukele rejeitou as críticas de organizações de direitos humanos ao regime de exceção (em vigor desde março de 2022), que apontam como “erro” a prisão de milhares de inocentes.

O presidente afirmou que todas as polícias do mundo prendem inocentes, e defendeu a taxa de encarceramento de El Salvador, a mais alta do mundo, alegando que o país era “a capital mundial dos homicídios”.

“O que está por vir para El Salvador é um período de prosperidade, porque não há mais impedimento para abrir um negócio, estudar, trabalhar. Já não há mais impedimento para o turismo”, acrescentou Bukele.

Diante das acusações de que instalou no país uma ditadura, o presidente negou que atente contra a democracia: “Não estamos substituindo a democracia, porque El Salvador nunca teve democracia. Pela primeira vez na História, El Salvador tem uma democracia, e não sou eu que digo isso, e sim o povo.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

musa-da-gavioes-que-mostrou-parte-intima-sem-querer-em-2023-aposta-em-fantasia-de-cristais-em-desfile-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Musa da Gaviões que mostrou parte íntima sem querer em 2023 aposta em fantasia de cristais em desfile no litoral de SP

Musa da Gaviões da Fiel no Carnaval de São Paulo há 10 anos, Francine Carvalho Ferreira, que também é Rainha de Bateria da X-9, em Santos, no litoral de São Paulo, brilhou em uma fantasia com transparência, cristais e faisões nos desfiles do carnaval santista no último final de semana, e superou o episódio que a fez virar notícia no Brasil inteiro durante o carnaval do ano passado. “É a […]

today5 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%