G1 Mundo

Eleições em Portugal acontecem em março; votação foi convocada após dissolução do Parlamento

today17 de janeiro de 2024 6

Fundo
share close

No início de novembro de 2023, o primeiro-ministro socialista, António Costa, pediu demissão. Com isso, agora o presidente português dissolveu formalmente o Parlamento.




Presidente português antecipa eleições legislativas para 10 de março

Presidente português antecipa eleições legislativas para 10 de março

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu o Parlamento e confirmou a realização de eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, após a demissão, no início de novembro de 2023, do primeiro-ministro socialista, António Costa, segundo um decreto publicado nesta segunda-feira (15).

Portugal mergulhou em uma crise política no início de novembro, depois de uma série de prisões e buscas terem levado ao indiciamento do chefe de gabinete de Costa e de seu ministro de Infraestruturas, num caso de tráfico de influência.

O Ministério Público esclareceu que o chefe do governo, no poder desde 2015, também tinha sido alvo de investigação. Costa anunciou imediatamente sua demissão, salientando que não se candidataria a um novo mandato.

Ele foi acusado de prevaricação, ou seja, de ter falhado no cumprimento das obrigações de seu cargo.

Os principais partidos se preparam para as próximas eleições que acontecem dentro de oito semanas.

  • O Partido Socialista português, que está na frente nas intenções de voto sem obter maioria absoluta, segundo as últimas pesquisas de opinião, nomeou Pedro Nuno Santos como novo secretário-geral, em dezembro.
  • Já o Partido Social Democrata (PSD, centro-direita), liderado por Luís Montenegro, assinou um acordo de coligação com duas pequenas formações de direita, incluindo o CDS-PP, com o qual governou o país, entre 2011 e 2015.
  • O partido de extrema direita “Chega”, elevado ao posto de terceira força política com 12 deputados eleitos nas eleições legislativas de janeiro de 2022, lançou sua campanha eleitoral após realizar seu congresso este fim de semana, no norte do país.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tce-aponta-irregularidades-na-gestao-de-r$-11,9-milhoes-em-repasses-a-unidades-de-saude-de-mongagua

G1 Santos

TCE aponta irregularidades na gestão de R$ 11,9 milhões em repasses a unidades de saúde de Mongaguá

De acordo com a publicação, as análises ocorreram entre janeiro e agosto de 2023, após a contratação da Organização Social (OS) Instituto Alpha, responsável pela execução dos serviços de saúde e gestão do Pronto-Socorro do Vera Cruz, bem como o auxílio à equipe médica da UPA de Mongaguá. No período da análise, feita pela a Unidade Regional de Santos (UR-20), foram identificadas 14 impropriedades atribuídas ao Instituto Alpha e à […]

today16 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%