G1 Mundo

Eleições na Argentina: entenda por que regras facilitam vitória no 1º turno

today22 de outubro de 2023 2

Fundo
share close

Desde que o sistema atual passou a valer, em 1995, país já teve sete disputas presidenciais, e em apenas uma o vencedor foi escolhido em uma votação no segundo turno.


Imagem de 10 de dezembro de 2019 mostra Alberto Fernández, Mauricio Macri cumprimentando Cristina Kirchner e Sergio Massa — Foto: Agustin Marcarian/Reuters



As regras das eleições na Argentina foram estabelecidas em uma reforma constitucional de 1994. De lá para cá, houve sete eleições presidenciais, e em apenas uma houve votação no segundo turno.

A única vez que o presidente foi escolhido em uma votação de segundo turno foi em 2015, quando Maurício Macri, que havia ficado atrás de Daniel Scioli no primeiro turno, saiu vencedor.

O caso de 2003 foi diferente dos outros anos. Os candidatos mais bem votados no primeiro turno daquele ano foram:

  • Carlos Menem, com 24% e
  • Nestor Kirchner, com 22,24%.

Os dois deveriam se enfrentar no segundo turno, mas Menem desistiu do pleito. Assim, Nestor Kirchner tornou-se presidente porque era o único candidato que poderia vencer (ele teve pouco mais de 22% dos votos no primeiro turno).

Há um motivo pelo qual apenas duas de sete eleições presidenciais na Argentina foram para o segundo turno: é possível ser vencedor já no primeiro turno mesmo sem a maioria absoluta dos votos, como é no Brasil.

Em 1994 foi determinado que há duas possibilidades de vitória em primeiro turno. Isso ocorre se:

  • O candidato mais bem votado tiver 45% dos votos ou mais ou;
  • O candidato mais bem votado tiver mais de 40% dos votos e, ao mesmo tempo, 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo melhor candidato.

Se as regras eleitorais da Argentina fossem iguais às do Brasil, onde só há vitória em primeiro turno se o candidato tiver 50% dos votos mais um, teria havido segundo turno em quatro eleições (1995, 1999, 2007 e 2019).

Apenas uma pessoa teve mais de 50% dos votos no primeiro turno: Cristina Kirchner, viúva de Nestor Kirchner, em 2011.

Eleições na Argentina: saiba quem são os três candidatos com chances de serem eleitos

Eleições na Argentina: saiba quem são os três candidatos com chances de serem eleitos

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

oficina-de-roteiro-audiovisual-gratuita-esta-com-inscricoes-abertas-em-sao-vicente,-sp

G1 Santos

Oficina de roteiro audiovisual gratuita está com inscrições abertas em São Vicente, SP

Ação ministrada pelo cineasta Bruno Carneiro será realizada nesta terça-feira (24), no Espaço Multicultural. Para participar, é necessário ser maior de 15 anos. Prefeitura abre inscrições para oficina de roteiro audiovisual gratuita em São Vicente, SP — Foto: Reprodução A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, está com inscrições abertas para a oficina de 'Roteiro Audiovisual - Técnicas para criar a estrutura de uma história'. A ação […]

today22 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%