G1 Mundo

Eleições no Equador: cédula mostra candidato à presidência assassinado

today21 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

Fernando Villavicencio foi morto durante comício dias antes do pleito, e cédulas não puderam ser trocadas.


Cédula utilizada nas eleições presidenciais do Equador, domingo, 20 de agosto de 2023. Villavicencio aparece no topo da sétima coluna (da esquerda para a direita). — Foto: Dolores Ochoa/AP



O Equador realiza neste domingo (20) o primeiro turno das eleições presidenciais do país e a escolha de quem serão os deputados da Assembleia Nacional. Nas cédulas de votação, Fernando Villavicencio, candidato à presidência assassinado na quarta-feira (9), ainda aparece como opção para os eleitores.

Villavicencio foi assassinado por atiradores na saída de um comício na cidade de Quito. A polícia prendeu seis suspeitos de terem cometido o crime, e um sétimo morreu em uma troca de tiros. Todos os suspeitos são colombianos.

O breve intervalo de tempo entre a morte do candidato e o pleito inviabilizaram a substituição das cédulas. Os eleitores foram avisados, no entanto, que os votos a Villavicencio serão direcionados a Christian Zurita, amigo da vítima que assumiu a candidatura.

As campanhas eleitorais deste ano no Equador foram marcadas pela violência. Além da morte de Villavicencio, um dirigente partidário também foi assassinado e outro presidenciável afirmou ter sido vítima de um atentado (a polícia nega).

No início do dia, Zurita compareceu à seção eleitoral com forte esquema de segurança, usando um capacete e colete de proteção. A candidata presidencial Luisa Gonzalez também já registrou seu voto ainda pela manhã.

Villavicencio aparece como candidato na cédula utilizada nas eleições presidenciais do Equador, domingo, 20 de agosto de 2023. — Foto: Foto AP/Dolores Ochoa

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

morre-o-pai-de-olga-carmona,-jogadora-que-marcou-o-gol-do-titulo-da-espanha-na-copa-do-mundo

G1 Mundo

Morre o pai de Olga Carmona, jogadora que marcou o gol do título da Espanha na Copa do Mundo

Federação Espanhola de Futebol deu a notícia à atleta após a vitória por 1 a 0 contra a Inglaterra. Olga Carmona comemora título da Espanha na Copa do Mundo com a taça — Foto: Franck Fife/AFP "Enviamos nossos mais sinceros abraços a Olga e sua família em um momento de profunda dor", escreveu a organização em comunicado publicado no X (antigo Twitter). "Nós te amamos, Olga, você é história do […]

today21 de agosto de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%