G1 Mundo

Em 1º discurso após vencer em Iowa, Trump chama imigrantes de ‘terroristas’, fala em ‘fechar’ fronteira dos EUA e promete ‘deportação em massa’

today17 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

O ex-presidente resgatou a retórica anti-imigração que adotou durante seu mandato presidencial, entre 2017 e 2021. Disse prometer um “nível de deportações que não vemos desde Dwight Eisenhower”, presidente dos EUA na década de 1950 que conduziu um programa de expulsão de mais de 1 milhão de imigrantes.

Sem citar números nem apontar evidências, Trump afirmou que “muitos terroristas estão vindo” e que “hospitais psiquiátricos estão sendo esvaziados” e os pacientes estão migrando para os Estados Unidos.

“Nós vamos fechar a fronteira. Porque neste momento temos uma invasão, de milhões e milhões de pessoas vindo para o nosso país. Eu não posso imaginar porque eles acham que isto é algo bom, isto é algo muito ruim. Não podemos ter isso. Não é sustentável como país. É horrível”, discursou Trump.



“E eles estão vindo de prisões, de países que a maioria das pessoas nem nunca ouviu falar, de ‘sanatórios mentais’, de hospitais psiquiátricos que estão sendo esvaziados. E são terroristas. Muitos terroristas estão vindo. Em 2019, eu vi recentemente em uma pesquisa, eles não tinham nenhum terrorista. E assim que ‘esse grupo’ assumiu (a presidência), eles têm centenas e centenas de terroristas e muitos são muito maus”.

No discurso, Trump chamou o presidente dos EUA, Joe Biden, de “o pior presidente que já tivemos na história do nosso país. Ele está destruindo nosso país”. E afirmou que, “ao redor do mundo, as pessoas estão rindo dos Estados Unidos”.

Ele também elogiou os pré-candidatos republicanos, Ron De Santis e Nikki Halley, e disse que o país está muito perto de voltar a colocar “a América em primeiro lugar”, um de seus principais slogans presidenciais.

Há semanas, Donald Trump, o favorito para vencer a disputa entre os republicanos para a corrida para a Casa Branca, vem endurecendo o discurso sobre imigrantes. No fim de 2023, ele afirmou que estrangeiros estão “envenenando o sangue” dos Estados Unidos.

O discurso trumpista é encampado pelos eleitores republicanos. Uma pesquisa da CBS divulgada nesta segunda (14) aponta que 72% dos republicanos entrevistados concorda com a tese de que estrangeiros estão “envenenando o sangue” americano.

Na ocasião, após a fala, Biden acusou Trump de “usar a retórica da Alemanha nazista”.

Donald Trump vence prévias do Partido Republicano em Iowa

Donald Trump vence prévias do Partido Republicano em Iowa




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-acusada-de-matar-blogueiro-russo-pro-guerra-diz-que-entregou-pacote-a-vitima-pensando-que-era-uma-escuta,-mas-era-uma-bomba

G1 Mundo

Mulher acusada de matar blogueiro russo pró-guerra diz que entregou pacote à vítima pensando que era uma escuta, mas era uma bomba

Darya Trepova relatou ter agido por ordem de um homem na Ucrânia que ela conhecia como "Gestalt", que enviou dinheiro e instruções para ela meses antes do assassinato do blogueiro Vladlen Tatarsky, em 2 de abril do ano passado.  Imediatamente depois do ataque, a Rússia acusou a Ucrânia de ter organizado o assassinato de Tatarsky. Autoridades seniores ucranianas não reivindicaram a responsabilidade e nem negaram envolvimento. O assessor presidencial Mykhailo […]

today17 de janeiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%