G1 Mundo

Em 2ª viagem à Rússia, assessor de Lula reforçará posição do Brasil pela paz no leste da Europa

today17 de abril de 2024 5

Fundo
share close

Será a segunda vez que Celso Amorim desembarca na Rússia neste terceiro mandato do presidente Lula (leia mais detalhes aqui).

A reunião ocorre mais de dois anos após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Este tema será um dos principais tópicos do encontro, que deverá contar com a presença do assessor internacional de Putin, Yuri Ushakov, e do secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev.

Na pauta de assuntos globais a serem tratados, além da guerra na Ucrânia, Celso Amorim também deverá apresentar o posicionamento brasileiro sobre o conflito na Faixa de Gaza.



Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, os discursos sobre as duas guerras serão “na perspectiva de construção de uma saída para a paz”.

A Rússia é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, junto com China, França, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos. Esses países possuem o poder de veto, que os permite evitar a adoção de qualquer resolução pelo Conselho de Segurança da ONU.

Ao longo de 2023, o governo Lula investiu, sem sucesso, em tentativas de atuar como mediador de um diálogo entre os dois países para o fim da guerra.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-apos-furtar-violao-e-contrabaixos-de-igreja-no-interior-de-sp

G1 Santos

Homem é preso após furtar violão e contrabaixos de igreja no interior de SP

Um homem, de 29 anos, foi preso após invadir a Igreja Presbiteriana de Apiaí, no interior de São Paulo, e furtar dois contrabaixos e um violão. Conforme apurado pelo g1 nesta terça-feira (16), os instrumentos foram recuperados e devolvidos aos donos (assista acima). A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu a denúncia do furto no templo religioso e, durante as buscas, por volta das 6h30 desta terça-feira, encontraram o homem na […]

today16 de abril de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%