G1 Mundo

Em Brasília, primeiro-ministro da Espanha diz que progressistas precisam combater desigualdades entre países

today7 de março de 2024 13

Fundo
share close

Em agenda em Brasília nesta quarta-feira (6) o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, falou sobre o crescimento da extrema-direita no mundo e, também, sobre o papel dos governos espanhol e brasileiro para enfrentar desafios como a desigualdade social. Sánchez concedeu uma entrevista exclusiva à GloboNews (leia mais abaixo).

“O grande paradoxo em que nos encontramos neste momento é que são essas forças progressistas que têm as receitas para lutar contra esses grandes desafios. E o que a extrema-direita internacional está fazendo é simplesmente evocar a nostalgia de um passado que nunca foi melhor do que o presente e o futuro, mas que, evidentemente, tem seu apoio social no pensamento de que tudo no passado era melhor”, disse.

O primeiro-ministro ponderou que tal discurso saudosista não é verdadeiro.



“Nem tudo no passado era melhor, o futuro pode ser ainda mais brilhante. Mas, para isso, temos de dar uma resposta positiva aos desafios que temos pela frente e, sem dúvida, o desafio fundamental e prioritário é a desigualdade em nossas sociedades e também entre os países”, prosseguiu Sánchez.

Outros assuntos abordados pelo primeiro-ministro na conversa foram: desigualdade de gênero e o combate às mudanças climáticas.

Um dos trechos dessa entrevista vai ao ar no J10 desta quarta, a partir das 22h. E a entrevista completa será transmitida no próximo domingo (10), no programa GloboNews Internacional, que começa às 19h.

Presidente Lula recebe primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez

Presidente Lula recebe primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez

O presidente brasileiro e o premiê espanhol fizeram uma declaração à imprensa no início da tarde, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Momentos antes, os dois assinaram atos de cooperação entre os dois países.

O primeiro-ministro espanhol disse que os países vão institucionalizar um mecanismo de diálogo. Ele destacou a importância de “defender a democracia dos ataques de extremistas”, e citou os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

Sánchez declarou que o Brasil é um destino atrativo para investimentos espanhóis e afirmou que os países têm potencial de cooperação para o desenvolvimento sustentável.

Também agradeceu o esforço de Lula para avançar na conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que está em fase de revisão, sem perspectiva de entrar em vigor.

Logo após, Pedro Sánchez encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Sánchez está em visita oficial ao Brasil. Em Brasília, além da reunião bilateral com Lula e do encontro com os presidentes da Câmara e do Senado, o primeiro-ministro também participou de almoço no Palácio do Itamaraty.

Pedro Sánchez – que está acompanhado de seu ministro da economia, Carlos Body, e de um grupo de empresários interessados em negócios no país – também vai a São Paulo.

Na capital paulista, ele deve visitar as obras de ampliação do metrô da cidade, lideradas pela empresa espanhola Acciona.

Depois da passagem pelo Brasil, ele vai ao Chile para se reunir com o presidente Gabriel Boric. O país também conta com forte presença de empresas espanholas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘e-um-cheiro-que-comanda,-voce-fica-ate-meio-tonto’,-diz-ana-maria-braga-sobre-maconha-nos-estados-unidos

G1 Mundo

‘É um cheiro que comanda, você fica até meio tonto’, diz Ana Maria Braga sobre maconha nos Estados Unidos

Ao lado de Guga Chacra, apresentadora falou na Globonews sobre o uso da droga no país, onde legalização avança nos estados. 'Único cheiro que senti aqui foi da maconha’, diz Ana Maria Braga em viagem aos EUA De férias nos Estados Unidos, a apresentadora Ana Maria Braga participou nesta quarta-feira (6) do GloboNews Mais, e comentou sobre o uso da maconha no país. No Brasil, o Supremo Tribunal Federal julga […]

today7 de março de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%