G1 Mundo

Em Cúpula da Paz no Egito, secretário-geral da ONU pede cessar-fogo imediato

today21 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um apelo neste sábado (21) por um cessar-fogo imediato na guerra entre Israel e o Hamas. “É hora de agirmos para acabar com esse terrível pesadelo”, disse Guterres.

Ele discursou para líderes árabes e ocidentais reunidos em uma “Cúpula da Paz” no Cairo, no Egito. O país, que organizou a cúpula, quer desempenhar um papel diplomático importante no conflito. O Egito foi a primeira nação árabe a assinar um acordo de paz com Israel, em 1979, e desde então o Cairo atua como mediador habitual entre Israel e os palestinos, incluindo o grupo Hamas. Além disso, o Egito tem o único ponto de entrada para a Faixa de Gaza que não é controlado por Israel, em Rafah.

Guterres disse ainda que “nada justifica” o ataque do Hamas, e acrescentou que os ataques não podem justificar uma “punição coletiva” ao povo palestino.



O secretário-geral esteve nesta sexta (20) perto da fronteira com Gaza, onde dezenas de caminhões esperam para entrar com ajuda humanitária.

A ONU calcula que são necessários ao menos 100 caminhões diários para ajudar os 2,4 milhões de moradores de Gaza, que enfrentam a falta de água, energia elétrica e combustíveis.

‘Paralisia’ do Conselho de Segurança da ONU

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em cúpula no Egito — Foto: GloboNews/Reprodução

A declaração também foi em discurso durante cúpula convocada pelo Egito para tratar sobre a guerra no Oriente Médio. Vieira disse que é “urgente” a realização de pausas humanitárias nos confrontos, além da abertura de corredores humanitários e a proteção de equipes humanitárias.

Segundo o ministro, enquanto presidente do Conselho de Segurança da ONU neste mês, o Brasil tem convocado reuniões de emergência e estimulado o diálogo. Vieira disse que “lamentavelmente”, não foi possível aprovar uma resolução, que apesar de ter 12 votos favoráveis, foi vetada pelos Estados Unidos.

No entanto, de acordo com o ministro, o número de votos a favor da proposta mostra amplo apoio político à tomada de medidas céleres pelo conselho. “Nós acreditamos que essa visão é compartilhada pela comunidade internacional em geral”, disse, em tradução livre.

Mauro Vieira fez um apelo para que a questão volte a ser discutida em uma reunião da ONU na próxima terça-feira (24), em Nova York, para debater a situação no Oriente Médio e a questão da Palestina.

“Eu sugiro que continuemos a conversa na reunião, no mais alto nível possível, na tentativa de continuar buscando consenso pela ação imediata. A paralisia do Conselho de Segurança está tendo consequência prejudiciais à segurança e às vidas de milhões. Isso não está no interesse da comunidade internacional”, afirmou, em tradução livre.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘nao-tem-agua,-nao-tem-pao’,-diz-palestina-que-esta-na-lista-de-repatriados-e-espera-sair-de-gaza-por-rafah

G1 Mundo

‘Não tem água, não tem pão’, diz palestina que está na lista de repatriados e espera sair de Gaza por Rafah

Eles estão na lista de repatriados e aguardam cruzar a fronteira em uma casa alugada pela embaixada. "Não tem água, não tem comida, não tem pão. Só hoje [sábado] consegui comprar", ressaltou Noura. Noura morava na capital paulista na condição de refugiada até o começo deste ano. Ela, o marido e os dois filhos mais velhos nasceram na Palestina. Já o filho mais novo, Mohamed Monir Bader, de 4 anos, […]

today21 de outubro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%