G1 Mundo

Em decisão histórica, Vaticano autoriza bênção para casais do mesmo sexo

today18 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

Nova orientação está em documento autorizado pelo papa Francisco divulgado nesta segunda. Igreja Católica disse que autorização ‘não muda doutrina sobre casamento’, e padres podem se negar a fazer rito.




Papa diz que mulheres trans são

Papa diz que mulheres trans são “filhas de Deus”

Em uma decisão histórica, o Vaticano afirmou nesta segunda-feira (18) que passará a permitir que padres concedam bênçãos a casais do mesmo sexo.

A decisão, que vai de encontro à doutrina da Igreja Católica de condenar a união homossexual, está em um documento autorizado pelo papa Francisco divulgado nesta segunda.

Pela medida, padres católicos romanos podem, a partir de agora, administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, se quiserem. Os padres também poderão se recusar a fazer o ritual, mas estão proibidos de impedir “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

A bênção também não pode ter qualquer semelhança com uma cerimônia de casamento nem acontecer durante liturgias regulares da Igreja.

O documento que divulga a nova decisão afirma que a Igreja Católica continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo um ato “irregular” e que a doutrina não mudou, mas afirmou também que a autorização de bênçãos é um “sinal de que Deus acolhe a todos”.

“Não podemos ser juízes que apenas proíbem”, disse, à época, o pontífice.

Apesar dos avanços, no entanto, coletivos de homossexuais católicos cobram o pontífice por mais mudanças há mais de uma década.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

presidente-do-egito-vence-eleicoes-e-tera-terceiro-mandato-ate-2030

G1 Mundo

Presidente do Egito vence eleições e terá terceiro mandato até 2030

O atual presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, venceu as eleições de seu país e garantiu um terceiro mandato, segundo resultados anunciados nesta segunda-feira (18) pelo tribunal eleitoral do país. Al-Sisi, segundo o tribunal, obteve 89,6% dos votos em uma disputa ofuscada pela guerra em Gaza e por uma crise econômica interna. O presidente egípcio já comanda o país há dez anos, e, no novo mandato, com duração de seis […]

today18 de dezembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%