G1 Mundo

Em discurso do Estado da União, Joe Biden diz que liberdade está em risco e critica Trump sem citar o nome do ex-presidente

today8 de março de 2024 6

Fundo
share close

Este foi o último discurso do atual mandato de Biden como presidente dos Estados Unidos. Ele deve concorrer à reeleição em novembro, provavelmente repetindo a disputa de 2020 contra Trump.

Biden abriu o discurso fazendo uma piada, dizendo que estaria em casa, se fosse esperto. Na sequência, o presidente relembrou um discurso de Franklin D. Roosevelt, em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, ao qual afirmou que a democracia e a liberdade estavam sob ataque.

Segundo o presidente norte-americano, o mundo todo está vivendo novamente um momento incomum da história, onde a liberdade e a democracia estão sob risco.



Em seguida, Biden se referiu à guerra na Ucrânia e criticou o presidente Vladimir Putin, da Rússia. Para ele, o líder russo está levando o “caos” à Europa.

Biden também reforçou o apoio à Ucrânia e afirmou que os Estados Unidos precisam continuar apoiando o país europeu com o auxílio de armas.

“A história se aprende olhando. Se os Estados Unidos saírem disso, a Europa estará em risco, o mundo estará em risco. A minha mensagem a Putin é a mesma há muito tempo: nós não vamos fugir. Nós não vamos nos curvar. Eu não vou me curvar.”

Neste momento, Biden fez uma referência a Trump, dizendo que o seu “antecessor” afirmou que Putin poderia fazer o que quisesse. “Isso é revoltante e inaceitável”, pontuou.

Palestinos correm para resgatar itens de ajuda humanitária lançados por aviões na Faixa de Gaza, na sexta-feira (1º) — Foto: AFP

Biden anunciou um plano para que os militares dos Estados Unidos ajudem a construir um porto temporário na costa da Faixa de Gaza, aumentando o fluxo de ajuda humanitária para o território — sitiado em razão da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

O porto servirá para permitir mais embarques de alimentos, medicamentos e outros serviços essenciais. A informação já havia sido adiantada por fontes da Casa Branca.

As autoridades, que falaram sob condição de anonimato, disseram que a operação não exigirá que tropas americanas estejam no terreno para construir o cais, mas não deram detalhes de como será a construção.

Durante o discurso, Biden disse que não vai descansar até que todos os reféns que estão sob o poder do Hamas sejam libertados. Ele também disse que está trabalhando para estabelecer um cessar-fogo no conflito que dure, pelo menos, seis semanas.

6 de janeiro, aborto e economia

Biden durante seu discurso de Estado da União, nesta quinta-feira (7). — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Biden também citou a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021, e voltou a se referir a Trump.

“Meu antecessor e alguns aqui presentes tentaram enterrar a verdade sobre o 6 de janeiro. Eu não farei isso”, afirmou.

O presidente disse que não se pode ser patriota apenas quando “se ganha” e afirmou que a vida o ensinou a acreditar na liberdade e na democracia.

“Defendo um futuro baseado em valores fundamentais que definiram os Estados Unidos: honestidade, decência, dignidade, igualdade. Respeitar todo o mundo. Dar oportunidade a todos. Não dar espaço ao ódio.”

Em seguida, Biden prometeu restaurar o direito ao aborto e defendeu direitos reprodutivos das mulheres. Ele também prometeu mais políticas de saúde.

  • disse que pegou a economia “à beira do abismo”;
  • afirmou que a inflação está em queda e que a taxa de desemprego é a menor em décadas;
  • prometeu aumento para professores de escolas públicas;
  • defendeu a seguridade social e a aposentadoria de trabalhadores;
  • criticou o corte de impostos para ricos na administração anterior;
  • disse que vai fazer bilionários pagarem mais impostos.
  • prometeu créditos para que os americanos comprem casas.

Imigração ilegal na fronteira dos EUA com o México entra no centro da disputa pela presidência no país

Imigração ilegal na fronteira dos EUA com o México entra no centro da disputa pela presidência no país

Um dos momentos de maior tensão do discurso foi quando Biden começou a falar sobre a política migratória. Neste momento, o presidente foi alvo de protestos e vaias de parlamentares republicanos.

Enquanto discursava, Biden foi interrompido pela deputada republicana Marjorie Taylor Greene, que estava vestida com material da campanha de Trump. Ele, então, levantou um bottom com o nome de Laken Riley que, segundo as autoridades, foi morta por um imigrante venezuelano.

“Diga o nome dela”, gritou a parlamentar. Biden respondeu: “Laken Riley, uma jovem inocente que foi assassinada por um ilegal”.

O presidente desejou condolências à família da vítima. Em seguida, disse que não vai demonizar os imigrantes e afirmou que os Estados Unidos foram construídos por imigrantes e pela diversidade.

Biden também defendeu um projeto de lei que trata sobre a segurança migratória e prometeu “consertar” a questão da fronteira.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cavalo-fica-abandonado-e-‘atolado’-em-rio-que-transbordou-com-enchente-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Cavalo fica abandonado e ‘atolado’ em rio que transbordou com enchente no litoral de SP; VÍDEO

Um cavalo abandonado e parcialmente submerso em um rio, que transbordou por conta de uma enchente, foi resgatado em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Nas imagens, obtidas pelo g1 nesta sexta-feira (8), é possível ver os agentes da prefeitura nadando até chegar ao animal, que havia sido vítima de maus-tratos do antigo tutor (assista acima). O resgate foi realizado por membros do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da […]

today8 de março de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%