Prefeitura de Guarujá

Em Gincana Cultural, Escola Maria Aparecida de Araújo mostra que “Quem Sabe, Sabe!”

today12 de agosto de 2022 150

Fundo
share close

Ação aconteceu no último dia 11 e foi baseada nos livros: “O Mistério do 5 Estrelas”, do autor Marcos Rey  e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry

Em Guarujá, o incentivo à leitura é trabalhado através de diferentes formas na rede municipal de ensino. Na Escola Municipal Professora Maria Aparecida de Araújo (Morrinhos), por exemplo, os alunos de 6º ao 9º ano de ensino fundamental movimentaram a Escola no último dia 11, ao promoverem uma Gincana Cultural.

A atividade teve como base os livros “O Mistério do 5 Estrelas”, do autor Marcos Rey, e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em que os estudantes fizeram a leitura no semestre passado. A primeira obra foi trabalhada com alunos de 6º e 7º anos, enquanto que o segundo livro, com os estudantes de 8º e 9º anos.

As turmas de 6º ano iniciaram a Gincana lendo pequenos trechos sobre o que é a leitura, formas de incentivo, importância e pesquisas relacionadas ao hábito de ler. Na etapa seguinte, participaram de um quiz em que precisavam responder se era fato ou boato, às perguntas feitas pelos professores sobre “O Mistério do 5 Estrelas”. Posteriormente, tinham que escolher uma alternativa correta, das três elencadas pelo educador.

Segundo o orientador pedagógico da Unidade, Marco Antonio, “a ideia era fazer uma atividade que envolvesse todos os alunos, e de uma maneira diferenciada. Por isso, decidimos pela Gincana. E o resultado foi bastante positivo, com os alunos ainda mais interessados na leitura”, comentou.



Para a aluna Isabela Nascimento Almeida, 11 anos, 6º ano, o Projeto de literatura a ajudou em vários aspectos. “Melhorei muito a minha interpretação de textos. Para falar a verdade, foi a primeira vez que li uma obra com mais de 100 páginas”, revelou a estudante.

Outro aluno entusiasmado foi Victor Hugo, 12 anos, do 6º ano. “Participar dessa atividade foi bem legal e percebi que ela melhorou muito a minha dicção. Além disso, entendi que a literatura é muito importante, seja para crianças ou adolescentes. Gostei da Gincana, do livro e sei que ainda quero ler muito mais”.

A Gincana Cultural marcou o encerramento do projeto de literatura desenvolvido pela Unidade, que segue proposta estabelecida pela Secretaria de Educação (Seduc) no incentivo à leitura em toda a rede municipal. Na próxima semana, um novo livro será trabalhado nas escolas.

O coordenador de Língua Portuguesa e Inglesa da Prefeitura, Diego Souza dos Santos, parabenizou a Escola por escolher obras de grande relevância, que contribuem na formação dos jovens leitores. “Foi uma excelente gincana, e também uma oportunidade de ler com os alunos livros tão importantes”.

Sobre as obras

O Mistério do Cinco Estrelas  – É um livro que fala sobre um misterioso assassinato no hotel Emperor Park Hotel, que ocorre no quarto 222. Leo, o mensageiro do hotel, vê um cadáver debaixo da cama e fica surpreso. Ele então quer investigar esse acontecimento e conta com a ajuda de seus amigos Gino e Ângela. Guima, o porteiro do hotel que também era amigo de Léo ajudou no caso. Eles vão passar por muitas aventuras até descobrirem o verdadeiro assassino. Por muitas vezes, desconfiaram de muitas pessoas e hipóteses, mas nenhuma delas era a verdadeira.

O Pequeno Príncipe – Conta a história da amizade entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos, com um principezinho que habita um asteroide no espaço. O título original é Le Petit Prince, e o livro foi publicado pela primeira vez em 1943, nos Estados Unidos. Esta obra é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio uma literatura para crianças. É o terceiro livro mais traduzido do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta. O clássico ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

advocacia-preventiva:-se-voce-quer-evitar-problemas,-consulte-quem-entende-do-assunto

G1 Santos

Advocacia Preventiva: se você quer evitar problemas, consulte quem entende do assunto

Assim como a ida ao médico é necessária, quando se suspeita que algo não está indo muito bem em nosso corpo ou temos alguma dúvida, o mesmo deveria acontecer quando nos deparamos com situações que podem parar no Judiciário. E só tal destino já é um bom motivo para se reconhecer, no advogado, o profissional adequado para evitar o desgaste emocional e econômico. Certo, não é de hoje que escutamos […]

today12 de agosto de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%