Dez jovens do Instituto Prado, clínica da cidade de São Paulo, aproveitaram a Praia das Astúrias com suporte de cadeiras anfíbias da Prefeitura de Guarujá
Inclusão social é pauta em Guarujá. Na última sexta-feira (18), na Praia das Astúrias, aconteceu o Dream Challenge Inclusão, ação que visa proporcionar a pessoas com deficiência (PCD) um dia de banho de sol e mar. A iniciativa foi organizada pela Associação Sociedade Mais Forte (SMF) e o Instituto Prado, e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel). Taiu Bueno, presidente da SMP e campeão brasileiro de surf de 1984 participou da ação.
Foram dez crianças e adolescentes, pacientes do Instituto Prado, centro de reabilitação localizado na cidade de São Paulo, que aproveitaram um dia ensolarado na Praia das Astúrias. Além de entrar no mar, eles também tiveram a oportunidade de surfar com o auxílio de pranchas adaptadas e cadeiras anfíbias, disponibilizadas pela Prefeitura.
A maioria deles nunca havia tido a oportunidade de entrar no mar. A diretora do Instituto, Francine Prado, se emocionou: “É indescritível. Vivenciar, através de passeios como esse, as habilidades treinadas em ambiente terapêutico é memorável”, disse a diretora, que pretende não demorar a voltar à Cidade: “Nossa intenção é repetir essa experiência com outros pacientes que atendemos, será um verão com muita diversão”.
Cauê Prado, que é PCD e filho de Francine, foi um dos jovens que aproveitou o momento: “Me senti feliz em poder experimentar o surf. Gostei muito de conhecer o Taiu e conversar com ele”.
Taiu Bueno sofreu um grave acidente enquanto surfava, em 1991, o deixando tetraplégico. “Fiquei muitos anos sem poder surfar e, em 2010, tive a sensação novamente por meio dessa prancha adaptável que criamos. É gratificante levar essas pessoas a surfarem para ter o mesmo sentimento de alegria que eu tive”.
Publicar comentários (0)