Prefeitura de Guarujá

Em Guarujá, livro sobre Don Domenico é lançado na próxima quinta-feira

today16 de abril de 2023 28

Fundo
share close

Obra conta a trajetória de uma das figuras mais importantes e emblemáticas da Cidade, que lutou em favor dos mais vulneráveis

Guarujá irá homenagear um dos principais personagens de sua história. Na próxima quinta-feira (20), na Universidade Unoeste (Rua M, 75 – Jardim das Conchas) será lançado o livro ‘Don Domenico – O Grande Benfeitor de Guarujá, seus Legados e suas Histórias’, que conta toda a trajetória do padre italiano, radicado no Brasil, Domenico Rangoni. O evento será a partir das 18 horas e a entrada é gratuita.

Com título de Cônego, o padre nascido na província de Bologna, na Itália, em 1° de março de 1915, foi o grande responsável por uma infinidade de obras sociais, que mudou o rumo de inúmeras famílias de Guarujá. Entre elas, destacam-se a construção do Hospital Santo Amaro, da Igreja Matriz, da Faculdade e Colégio Don Domenico e diversas outras. Não à toa, seu nome batiza a rodovia Piaçaguera-Guarujá e parte do sistema Anchieta – Imigrantes.

A obra foi escrita pelo professor João Pecchiore. Ele foi amigo pessoal de Don Domenico, como ficou conhecido. Pecchiore contou com o apoio de Jordan Bargas, Marcos Costa Nobre e Urbano Manso no processo de escrita. “Foram inúmeros encontros, análises, discussões até a sua conclusão. Nesse ínterim fomos descobrindo mais fatos, histórias e causos sobre o padre”, afirmou Pecchiore.

O professor ainda revela que o desejo de escrever o livro já existia desde 2015, mas foi reforçado após seu filho dizer que seus colegas quase nada conheciam a respeito da vida e obras do padre. “Eu não me conformava de nada ainda ter sido escrito, apesar de tantos benefícios que proporcionou à nossa cidade de Guarujá”.



Os capítulos do livro foram seguindo a ordem cronológica da vida de Cônego Domenico Rangoni, tendo o objetivo de contar sua trajetória desde a chegada a Guarujá, até sua morte, em 1987, mostrando quão rica foi sua contribuição para o Município nos aspectos sociais de Saúde e de Educação.

Com a obra finalizada, Pecchiore espera honrar o convívio que teve com Don Domenico e eternizar ainda mais seu legado. “Posso afirmar que o convívio com o Don me tornou uma pessoa e profissional mais completo. Espero que sua vida, abnegação, fé, foco e firmeza nas decisões demonstrados no livro sirvam de exemplo para todos. O padre não via o impossível, enxergava e se dedicava aos vários possíveis, deixando feitos e realizações que engrandecem Guarujá até os dias de hoje”, finalizou o professor.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

7-morrem-em-ataque-a-tiros-dentro-de-resort-no-mexico

G1 Mundo

7 morrem em ataque a tiros dentro de resort no México

Entre as vítimas está uma criança. Antes de fugirem, os criminosos levaram as câmeras do hotel e levaram a CPU consigo. Homens armados mataram, neste sábado (15) uma criança e outras seis pessoas após invadirem um resort no estado de Guanajuato, no centro do México, disseram autoridades, em uma região cada vez mais assolada pela violência dos cartéis de drogas. Imagens de redes sociais mostram as consequências do ataque em […]

today16 de abril de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%