G1 Mundo

Em operação de Israel mais letal desde 2005, 18 palestinos são mortos na Cisjordânia

today10 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

A operação de Israel realizada em Jenin nesta quinta-feira (9) é a mais letal na Cisjordânia desde 2005, segundo dados da ONU. Dezoito pessoas foram mortas no território, 14 delas na cidade e no campo de refugiados adjacente, mostram dados do Ministério da Saúde da Palestina.

Os militares de Israel afirmaram que executaram ataques antiterroristas em Jenin, mas não deram mais detalhes.

Israel está em guerra com o grupo terrorista Hamas, que controla um outro território palestino, a Faixa de Gaza. A Cisjordânia é controlada por uma entidade chamada Autoridade Palestina, que é uma adversária política do Hamas.



A organização Crescente Vermelho (como é chamada a Cruz Vermelha em países de maioria islâmica) informou que uma de suas paramédicas foi baleada nas costas em Jenin.

A Autoridade Palestina disse que quatro palestinos morreram em outras localidades: um no campo de refugiados de Balata, perto de Nablus (norte), outro em um campo de refugiados perto de Ramallah, onde a Autoridade Palestina tem sede, outro em Dura e outro em Beit Fajar, perto de Hebron (sul).

Na quarta-feira à noite, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o governo do país iria agir de maneira mais intensa para evitar atividade militante de palestinos na Cisjordânia para impedir que o território se torne um novo front da guerra (de acordo com o jornal “New York Times”, Netanyahu usou a expressão em hebraico Judeia e Samaria para se referir à Cisjordânia).

Pelo menos 178 palestinos foram mortos na Cisjordânia desde o começo do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro , segundo dados do Ministério da Saúde da Autoridade Palestina.

Segundo um comunicado da entidade Médicos Sem Fronteira (MSF), desde o começo da guerra na Faixa de Gaza, houve um aumento da violência na Cisjordânia. Na cidade de Jenin, os médicos de emergência de MSF têm sido chamados ao hospital público quase todas as noites, e, no último mês, as forças israelenses mataram 30 pessoas e feriram pelo menos mais 162.

Um dos principais motivos de conflitos entre israelenses e palestinos na Cisjordânia é a instalação de colônias israelenses.

A Cisjordânia é um território palestino, mas colonos de Israel constróem comunidades nessa região.

Veículo militar israelense na Cisjordânia, em 9 de novembro de 2023 — Foto: Raneen Sawafta/Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

influenciador-meno-kabrinha-encontra-celular-que-usava-no-dia-que-foi-baleado:-‘nem-a-pericia-achou’;-video

G1 Santos

Influenciador Meno Kabrinha encontra celular que usava no dia que foi baleado: ‘nem a perícia achou’; VÍDEO

Conforme apurado pelo g1, na época do crime Gustavo e alguns amigos alugaram uma casa na cidade. Ele estava com um dos colegas em um carro na Avenida Puglisi, em direção a uma lanchonete quando foram abordados por dois criminosos em uma moto. O jovem levou o tiro, foi levado ao hospital, passou por cirurgia e teve plena recuperação. (leia mais abaixo) Na publicação sobre o celular, ele contou que […]

today10 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%