G1 Mundo

Em Paris, Lula participa nesta sexta-feira de cúpula sobre pacto financeiro entre países

today23 de junho de 2023 14

Fundo
share close

A agenda do presidente ainda prevê reuniões separadas com lideranças políticas no seu último dia na Europa — antes da França, Lula esteve em Roma e no Vaticano.

Veja alguns dos principais eventos do dia (no horário de Brasília, 5h a menos que o de Paris):

  • 4h40: diálogo de Alto Nível da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global
  • 7h: encontro com o presidente de honra da France Insoumise na Assembleia Nacional da República Francesa, Jean-Luc Mélenchon
  • 8h30: almoço de trabalho com o presidente da França, Emmanuel Macron
  • 11h30: encontro com a Prefeita de Paris, Anne Hidalgo
  • 12h30: encontro com o presidente da República do Congo, Denis Sassou-Nguesso
  • 15h30: jantar oferecido pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud

O presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro no Palácio do Eliseu, em Paris. — Foto: Ricardo Stuckert/Planalto



A cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global reúne lideranças políticas e de organismos internacionais a fim de repensar o sistema financeiro a fim de buscar formas de reduzir desigualdades, combater a mudança do clima e preservar o meio-ambiente.

Lula deve discursar durante o evento, que tem o presidente da França, Emmanuel Macron, como anfitrião. Os dois chefes de Estado terão um almoço de trabalho após a cúpula.

Lula pretende tratar com Macron de temas como o combate ao desmatamento, a guerra entre Ucrânia e Rússia e divergências que impedem a entrada em vigor do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

No último compromisso do dia, Lula será homenageado em um jantar oferecido pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

Importante produtor de petróleo, a Arábia Saudita manteve boa relação com a gestão de Jair Bolsonaro.

O país árabe, inclusive, presenteou a então primeira-dama Michelle Bolsonaro com joias, avaliadas em R$ 5,1 milhões, que foram apreendidas após um assessor do ex-ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) tentou entrar com os itens de luxo no Brasil, no Aeroporto de Guarulhos, sem declará-los à Receita, o que é ilegal.

Lula chegou a Paris na quinta-feira (22), após dois dias de agendas em Roma e no Vaticano, onde encontrou o Papa Francisco e os principais líderes políticos da Itália.

Em Paris, Lula participou do evento “Power Our Planet”, no Campo de Marte, e destacou a importância de preservar a floresta amazônica.

O presidente afirmou que os países que fizeram a revolução industrial, grandes potências da Europa, têm uma “dívida histórica”, já que poluíram o planeta.

Para Lula, cabe a esses países financiarem ações de preservação ambiental em nações em desenvolvimento, a exemplo do Brasil.

Presidente Lula discursa no evento ‘Power Our Planet’, em Paris — Foto: TV Brasil/Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-tragedia-do-submarino-que-desapareceu-mais-de-100-anos-depois-do-naufragio-do-titanic

G1 Mundo

A tragédia do submarino que desapareceu mais de 100 anos depois do naufrágio do Titanic

Em abril de 1912, o navio Titanic chocou-se contra um iceberg e desapareceu no Atlântico Norte. No naufrágio, 1.514 pessoas morreram. Após 111 anos da tragédia, turistas pagaram mais de R$ 1 milhão para entrar em um pequeno submarino para ir ver os destroços do Titanic no fundo do mar. Com 5 pessoas a bordo, a expedição começou em 16 de junho de 2023, partindo de Newsfoundland, no Canadá. Como […]

today23 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%