G1 Mundo

Em quatro anos, cerca de 9 mil brasileiros foram deportados dos EUA

today7 de junho de 2023 17

Fundo
share close

Segundo a BH Airport, concessionária que administra o terminal, o Aeroporto de Confins é o terminal para onde, desde 2019, vão todos os voos com brasileiros deportados dos EUA. A razão para isso é que grande parte das pessoas são de Minas Gerais. O levantamento foi feito pelo g1 Minas.

Segundo a Polícia Federal, 90% dos deportados são homens com idades entre 20 e 40 anos.

💵Os imigrantes chegavam a pagar US$ 25 mil para entrarem no esquema. Mesmo com a promessa de facilitação da entrada nos Estados Unidos, muitos acabam voltando para casa.



💵Brasileiros já relataram maus-tratos por parte das autoridades norte-americanas. Muitos disseram que tiveram que viajar de volta algemados, em frente ao filhos.

Mudança na política da imigração

Imigrantes eram orientados a viajarem com menores de idade — Foto: Reprodução/TV Globo

Desde 2019, os voos de deportação foram intensificados “em razão do aumento das detenções de nacionais na fronteira Sul dos Estados Unidos”, segundo o Itamaraty. Na época, o governo de Donald Trump endureceu a imigração nos Estados Unidos. Mesmo com a eleição de Joe Biden, em 2020, a situação não mudou.

Em nota, o Itamaraty disse que tem procurado “sensibilizar o público para os riscos envolvidos nas tentativas de ingresso irregular nos EUA”.

O Ministério das Relações Exteriores disse que “o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos”.

“O MRE segue acompanhando com atenção os desdobramentos que envolvem os voos de repatriação de cidadãos brasileiros. As repartições consulares brasileiras nos Estados Unidos prestam assistência consular aos brasileiros naquele país, independentemente de sua situação imigratória, e zelam para que lhes seja assegurado tratamento digno e respeitoso”, completou o Itamaraty.

Mineiros que entraram ilegalmente nos EUA são deportados

Mineiros que entraram ilegalmente nos EUA são deportados

💼A deportação é o processo de remoção do imigrante irregular ou de imigrante regular que tenha cometido crime.

💼De acordo com o Governo Federal, a deportação é mais frequentemente involuntária, porém poderá, em alguns casos, a critério do juiz de imigração responsável pelo caso, ser voluntária.

💼Pela deportação voluntária, “o estrangeiro abdica do direito a audiências de julgamento e arca com as despesas de seu retorno a seu país de origem”.

Quais são as regras para deportação?

🛂Em 2019, ainda em seu governo, Jair Bolsonaro atendeu a um pedido do então presidente dos EUA, Donald Trump, e assinou uma portaria com novas regras sobre a situação dos brasileiros deportados.

🛂Desde então, passaram a ser autorizadas as deportações à força de brasileiros que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

🛂No lugar do passaporte, passou a ser necessário apenas um atestado de nacionalidade.

Confira abaixo quantos voos e quantos deportados chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, entre outubro de 2019 a maio de 2023:

✈ 2019 (outubro): 1 voo com 50 deportados

✈ 2020: 21 voos com 1.093 deportados

✈ 2021: 24 voos com 2.150 deportados

✈ 2022: 42 voos com 4516 deportados

✈ 2023 (até maio): 6 voos com 597 deportados

Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quatro-adolescentes-que-praticavam-bullying-com-colega-gay-que-se-matou-sao-condenados-pela-justica-da-franca

G1 Mundo

Quatro adolescentes que praticavam bullying com colega gay que se matou são condenados pela Justiça da França

Em 7 de janeiro, Lucas, um garoto de 13 anos, escreveu um bilhete no qual expressava o desejo de pôr fim à sua vida na cidade de Golbey. Seus familiares denunciaram que ele sofria assédio e que alunos de sua própria escola faziam bullying com ele e proferiam insultos homofóbicos. Um tribunal de menores da região de Épinal condenou os quatro adolescentes por assédio, mas sem vinculá-lo ao suicídio de […]

today7 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%