Prefeitura de Guarujá

Em seis meses, 403 veículos abandonados foram retirados das vias em Guarujá

today26 de junho de 2023 2

Fundo
share close

Para se configurar veículo abandonado, o carro precisa estar estacionado na via por mais de 30 dias


ininterruptos, sem, no mínimo, uma placa de identificação obrigatória

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) de Guarujá tem intensificado a fiscalização de veículos abandonados nas ruas da Cidade. Entre janeiro a junho, um total de 403 automóveis, além de caminhões e carretas foi removido pelos proprietários, em resposta às notificações enviadas pela Prefeitura. Além disso, as operações resultaram na apreensão de 10 carros, que foram levados para o Pátio Municipal.

O Superintendente de Trânsito e Transporte Público (STTP), comentou sobre a importância da retirada dos veículos das vias:

“Os veículos que são abandonados nas ruas transformam-se em sucatas e vão se deteriorando a céu aberto e, com o tempo, além de ser um transtorno para o trânsito local, torna-se um risco à saúde pública, pois acabam acumulando lixo e água parada, que são vetores de transmissão de doenças, como por exemplo, a dengue. Essa situação representa também um risco ao meio ambiente, porque pode ocorrer vazamentos de fluidos e materiais tóxicos que contaminam o solo e a água”, afirma Assis.


O superintendente também cita outro problema que ocorre dentro de carros abandonados. “Outro ponto é o risco à segurança pública, pois muitos desses veículos abandonados servem de pontos de utilização de drogas e esconderijo de objetos ilícitos, como drogas ou até armas, além de objetos furtados ou roubados”, ressaltou.

Remoção



Os serviços de remoção são feitos conforme o decreto municipal 4034/2013, que define as regras para a retirada das ruas. Durante a fiscalização, caso o proprietário ou condutor não estejam presentes, é expedida uma notificação e ele tem o prazo de 10 dias para fazer a retirada. Caso contrário, o carro é guinchado. No entanto, a maioria dos veículos é retirada pelo próprio responsável.

Para se configurar veículo abandonado, o carro precisa estar estacionado na via por mais de 30 dias ininterruptos, sem no mínimo, uma placa de identificação obrigatória.

São observados também, o evidente estado de decomposição da carroceria e de partes removíveis, incluindo pneus arriados em visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão, objeto de vandalismo e depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético.

A multa para o proprietário é calculada com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou no Código de Posturas do Município, que varia conforme a infração na qual o veículo se enquadra no ato da apreensão. Todos os veículos recolhidos são encaminhados ao Pátio de Apreensões da STTP, localizado na Avenida Santos Dumont – 70, permanecendo sob custódia administrativa até a sua liberação ou leilão.

Denúncias

Os munícipes podem denunciar ou realizar pedidos de remoção de veículos por meio da Ouvidoria Municipal no telefone 162.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Nathan Bottene

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

peixe-‘gigante’-de-180-kg-abocanha-presa-e-acaba-fisgado-sem-querer-no-litoral-de-sp;-fotos

G1 Santos

Peixe ‘gigante’ de 180 kg abocanha presa e acaba fisgado sem querer no litoral de SP; FOTOS

Um morador de Bertioga, no litoral de São Paulo, se surpreendeu ao fisgar um peixe de cerca de 180 quilos e 1,70 de altura após uma 'batalha' de mais de 50 minutos com o animal. O peixe da espécie cherne (Epinephelus niveatus) foi encontrado na região de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, a cerca de 40 milhas da costa, após engolir um outro animal que havia acabado de […]

today26 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%