G1 Mundo

Em três dias Vanuatu, no Pacífico, é atingido por dois ciclones e dois terremotos

today3 de março de 2023 6

Fundo
share close

País, um conjunto de 80 ilhas no Oceano Pacífico, está em estado de emergência após quatro fenômenos em três dias, evento considerado raro. Não há registro de vítimas, no entanto.

Ciclone Judy, que se transformou em furacão, toca solo em Vanuatu, em 1º de março de 2023. — Foto: Twitter/NingZhouVanuatu/via Reuters



Em apenas três dias, o pequeno país de Vanuatu, no Oceano Pacífico, foi atingido por dois terremotos e dois ciclones, um fenômeno considerado muito raro.

Nesta sexta-feira (3), o país foi atingido pelo ciclone Kevin e um terremoto de magnitude 5,4, seguido pro uma réplica de 5,3, em Port Olry, no norte da principal ilha do país, a de Espiritu Santo.

Apenas um dia antes, na quarta-feira (1º) o ciclone Judy tocou solo no país. Parte dos moradores de todo o país precisou procurar abrigo.

“É uma loucura. Vanuatu está acostumado com desastres naturais, mas acho que é a primeira vez com dois ciclones consecutivos”, disse o representante da Unicef no país, Eric Durpaire, à AFP.

As autoridades não relataram vítimas na passagem do ciclone Judy, que levou centenas de pessoas para abrigos de emergência na capital Port Vila. Também não foram registradas vítimas após os dois terremotos, mas a situação nas ilhas menores permanece indeterminada.

Com a aproximação do ciclone Kevin, com ventos de até 130 quilômetros por hora, o primeiro-ministro Ishmael Kalsakau decidiu decretar estado de emergência.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tribunal-de-belarus-condena-vencedor-do-nobel-da-paz-a-10-anos-de-prisao

G1 Mundo

Tribunal de Belarus condena vencedor do Nobel da Paz a 10 anos de prisão

Um tribunal de Belarus condenou nesta sexta-feira (3) o ativista pró-democracia Ales Bialiatski, um dos vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2022, a 10 anos de prisão, informou sua organização de defesa dos direitos humanos. A ONG Viasna afirmou que outros dois ativistas julgados ao lado de Bialiatski, Valentin Stefanovitch e Vladimir Labkovitch, foram condenados a nove e sete anos de prisão, respectivamente. Os três foram detidos e encarcerados […]

today3 de março de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%