G1 Mundo

Em tribunal de Nova York, Trump recebe 34 acusações e se declara inocente em caso relacionado a suborno para atriz pornô

today4 de abril de 2023 6

Fundo
share close

Após ouvir 34 acusações criminais, Trump se declarou inocente de todas elas.

De acordo com a agência de notícias Reuters, se ele for considerado culpado de todas as acusações somaria uma pena de mais 100 anos sob a lei de Nova York, mas a sentença real quase certamente seria muito menor do que isso. Até que seja julgado, Trump será considerado inocente.

A próxima audiência do caso foi marcada pelo juiz para dezembro.



Centenas de pessoas, algumas a favor e outras contra Trump, se reuniram em um parque em frente ao tribunal. Elas foram separadas por barricadas pela polícia para tentar manter a ordem. Apesar disso, houve pequenos confrontos.

Especialistas no sistema jurídico americano disseram à Reuters que um eventual julgamento do ex-presidente não deve ocorrer em prazo inferior a um ano. Caso seja condenado, Trump não estaria legalmente impedido de concorrer à Presidência em 2024.

Segundo o procurador Alvin Bragg Jr., as 34 acusações são referentes a falsificações de registros comerciais ligados à Trump Organization, feitas entre fevereiro e dezembro de 2017.

Essas falsificações foram feitas para encobrir o pagamento de US$ 130 mil para a atriz pornô Stormy Daniels, que afirma ter tido um caso extraconjugal com Trump, segundo um documento revelado pelo promotor.

Bragg Jr. afirmou que o pagamento foi feito por meio de um advogado. As falsificações nos registros comerciais são referentes ao reembolso a esse advogado, e esse é o crime pelo qual Trump é acusado.

Na acusação lida pelo juiz Juan Merchan nesta terça-feira, não há qualquer menção a essas histórias. Apenas citações de alterações fiscais vinculadas à Trump, sem que sejam especificados valores ou eventual motivação.

É a primeira vez na história que um ex-presidente dos EUA é indiciado em um processo criminal

O momento da acusação é, geralmente, a primeira vez que um acusado aparece no tribunal depois do indiciamento.

O ex-presidente foi incluído no sistema da Justiça como acusado: suas digitais foram registradas. Ele não foi fotografado ao dar entrada no tribunal, no que nos EUA é chamado de “mugshot”, e não foi algemado.

O juiz leu para a Trump as 34 acusações contra ele. O acusado então tem a chance de fazer uma confissão de culpa. Como esperado, Trump se declarou inocente.

Sabendo que as chances de ser detido em um indiciamento eram mínimas, o ex-presidente já havia marcado uma entrevista coletiva na noite desta terça-feira em sua residência na Flórida.

A expectativa é que, nesse momento, ele esteja acompanhado de apoiadores e aproveite o momento para fazer campanha. Trump é um pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano, e o processo criminal deve ser um dos temas da temporada de eleições.

O que é indiciamento nos EUA?

Por enquanto, Trump foi apenas indiciado. Na Justiça dos EUA, isso significa que uma pessoa foi acusada formalmente de um crime por um grande júri ou por um promotor público. O indiciamento é o resultado de uma investigação policial ou do FBI que reuniu evidências suficientes para sustentar a acusação. Ser indiciado não significa que a pessoa é culpada, mas apenas que há motivos para levá-la a julgamento.

Donald Trump se apresenta à Justiça em NY

Donald Trump se apresenta à Justiça em NY




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vaticano-diz-que-governo-chines-nomeou-bispo-de-xangai-unilateralmente

G1 Mundo

Vaticano diz que governo chinês nomeou bispo de Xangai unilateralmente

Caso confirmada, a mudança unilateral viola um pacto bilateral entre os dois Estados que determina a chancela do Vaticano para qualquer mudança do tipo. A Santa Sé diz ter sido informada apenas "há alguns dias" da decisão da China de transferir o bispo Shen Bin de Haimen, na província de Jiangsu, para a diocese de Xangai. A AsiaNews, uma agência de notícias católica, disse que Shen foi nomeado pelo Conselho […]

today4 de abril de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%