Prefeitura de Guarujá

Em vernissage, escolas destacam obras de Van Gogh, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi

today2 de dezembro de 2022 16

Fundo
share close

 Ação, desenvolvida por alunos de Educação Especial, foi realizada pelas escolas municipais Afonso Nunes e Oswaldo Cruz II, em Vicente de Carvalho

 O pátio da Escola Oswaldo Cruz II, em Vicente de Carvalho se transformou em um verdadeiro pavilhão cultural, com releituras de obras de pintores consagrados, no último dia 30. Van Gogh, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi serviram de inspiração para um vernissage desenvolvido pelos próprios alunos de Educação Especial, das escolas municipais Afonso Nunes e Oswaldo Cruz, ambas no Parque Estuário.

A atividade é da professora de Educação Especial, Flávia Regina Samia Avelino, que leciona nas duas unidades. Ela conta que a ação começou com alunos de inclusão, mas que acabou envolvendo os demais estudantes e professores das escolas. Ao todo, cerca de 30 alunos da Educação Especial encabeçaram a vernissage.

“Eles começaram a fazer o traçado, o que os ajudou muito na coordenação motora deles. A partir daí foram evoluindo, se inteirando mais e conversando mais sobre os trabalhos que vinham produzindo. E o resultado final ficou maravilhoso”, contou Flávia orgulhosa.

Para o vernissage, os estudantes utilizaram aquarela, sabão vegetal, giz pastel e lápis. Os trabalhos ganharam tamanhos gigantes formando uma espécie de cortina pendurada pelo pátio. As paredes também receberam murais de fotografia. Neles, os estudantes registraram, por suas próprias lentes, os olhares de professores e funcionários das unidades, além do clique de objetos, flores e demais materiais.



Um dos destaques foi a releitura de Abapuru, uma das principais obras de Tarsila do Amaral. Na reprodução, os alunos usaram camiseta com Abapuru impressa e sentaram na mesma posição pensativa destacando a paisagem árida e ensolarada, bem similar à obra.

Segundo Márcia Cristina Flor, mãe do aluno Everton Luiz Bove Pereira, da E.M. Oswaldo, o projeto foi abraçado com muito amor pelo filho. “Ele faz tudo com muito amor e alegria. A sala de recursos multifuncionais é o mundo dele. O que a educação faz pelo meu filho não tem preço, pois abraça meu filho com o coração”, disse a mãe do autista de 10 anos. A aluna Alice Santos, 11 anos, da E.M Afonso Nunes, também participou da releitura. “Amei muito fazer essas obras de arte”, contou a jovem autista.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-em-pauta-#107:-estudante-brasileiro-conta-experiencia-de-representar-o-brasil-na-conferencia-do-clima-da-onu

G1 Santos

Baixada em Pauta #107: Estudante brasileiro conta experiência de representar o Brasil na Conferência do Clima da ONU

Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar. Um estudante de 18 anos, morador do litoral de São Paulo, representou o Brasil na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]

today2 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%