G1 Mundo

Embaixador cita dificuldades na negociação com o Egito para tirar brasileiros de Gaza

today11 de outubro de 2023 17

Fundo
share close

A região tem sido alvo de bombardeios de Israel desde o fim de semana, após o grupo terrorista Hamas ter efetuado ataques em território israelense.

De acordo com o embaixador, 28 brasileiros em Gaza pediram ajuda para voltar para o Brasil. Esse número era de 30 nesta terça, mas dois desistiram. Desses 28, 15 são crianças.

O plano do governo é conduzir os brasileiros para fora de Gaza por meio da fronteira com o Egito. O caminho levaria até a capital, Cairo, onde um avião estaria esperando os passageiros.



No entanto, segundo Candeas, o Egito está impondo dificuldades. Aquele país receia que os brasileiros acabem se tornando refugiados em seu território.

“Provavelmente, essa é a dificuldade que eles [Egito] estão oferecendo, apresentando, para não responder ao nosso pedido de passagem”, afirmou o embaixador.

“Só que uma coisa é passagem. Os nossos brasileiros não vão se transformar em imigrantes, nem refugiados. Nós vamos passar com eles pela fronteira, levar um avião. O avião vai resgatá-los e vai tirar do Egito. Então, não. Essa preocupação deles [Egito] não procede”, continuou.

O planejamento do governo é conduzir os brasileiros em ônibus pelo território do Egito. Os veículos serão identificados com a bandeira do Brasil, para evitar ataques.

Enquanto não é possível retirar os brasileiros de Gaza, o governo busca uma maneira de conferir alguma proteção a eles no território.

Candeas relatou que a representação em Ramala pretende encaminhar os brasileiros para uma igreja e avisar Israel para não bombardear o local.

“Estamos tentando agrupá-los numa igreja”, disse. O embaixador afirmou que o local não tem bunker. “Avisaremos a Israel para não bombardear”.

Ele também disse que a ideia é levar mantimentos para a igreja.

Outro fator que torna mais urgente o resgate dos brasileiros em Gaza é que a região está sem energia elétrica, e a bateria dos celulares corre o risco de acabar.

Questionado sobre esse ponto, o embaixador disse que alguns brasileiros estão conseguindo economizar a bateria e ainda podem ser contactados pelo celular.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

religiosos-brasileiros-que-estavam-em-excursao-a-israel-desembarcam-no-rio-e-relatam-alivio

G1 Mundo

Religiosos brasileiros que estavam em excursão a Israel desembarcam no Rio e relatam alívio

O grupo fazia parte de uma caravana religiosa organizada pela Igreja Batista da Lagoinha, de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mais de 200 fiéis da igreja foram até o Galeão para receber o grupo. A excursão dos religiosos pela cidade israelense já estava prevista para terminar na terça, data do voo de volta. Contudo, desde sábado (7), o grupo estava preso em um hotel no centro de […]

today11 de outubro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%