G1 Mundo

Embaixador de Israel afirma que espera ‘condenação’ do Brasil a ataque do Irã e se diz ‘desapontado’ com posição do Itamaraty

today14 de abril de 2024 1

Fundo
share close

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse neste domingo (14) que espera uma condenação do governo brasileiro ao ataque feito pelo Irã contra o país. Em entrevista à GloboNews, ele também se disse “desapontado” com a posição do Palácio do Itamaraty sobre a situação.

No sábado (13), o governo brasileiro emitiu uma nota sobre o conflito e disse que acompanha os fatos “com grave preocupação”, e “apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”.

“Não é a primeira vez que Irã está envolvido em ações contra Israel. Primeira vez que está fazendo isso de uma maneira direta, do território dela para o território israelense”, disse.



“Então, a expectativa é pelo menos ouvir qualquer condenação para esta coisa, em que aumentou o nível do envolvimento do Irã neste conflito que Israel está envolvido aqui no Oriente Médio. Infelizmente, não ouvimos nenhuma condenação nesta mensagem do Itamaraty. Isso é uma coisa [que nos deixa] um pouco desapontado, a palavra do Itamaraty”, continuou.

Na nota enviada após o ataque iraniano, o Itamaraty afirma que “desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã”.

O texto também orienta os brasileiros que evitem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

Neste domingo, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que “encontra-se preparada e pronta para atender a quaisquer demandas de resgate de brasileiros nas áreas de conflito”.

Israel: Irã lança ataque com dezenas de drones

Israel: Irã lança ataque com dezenas de drones

Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior se Israel contra-atacar. O governo iraniano também disse que pode atingir bases dos Estados Unidos caso Washington apoie uma retaliação israelense.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

biden-diz-a-netanyahu-que-os-eua-nao-participarao-de-eventual-contra-ataque-israelense-contra-o-ira

G1 Mundo

Biden diz a Netanyahu que os EUA não participarão de eventual contra-ataque israelense contra o Irã

Num comunicado divulgado após os ataques, Biden afirmou ter dito a Netanyahu que Israel “demonstrou uma capacidade notável para se defender e derrotar até mesmo ataques sem precedentes”. Biden não disse no comunicado se ele e Netanyahu discutiram uma possível resposta israelense ou um potencial envolvimento dos EUA. No entanto, John Kirby, o principal porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, afirmou no domingo (14) ao programa "This Week" da […]

today14 de abril de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%