G1 Mundo

Embaixador de Israel é cobrado após evento com Bolsonaro

today10 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

O encontro, organizado para exibir atrocidades do Hamas contra o povo israelense durante o ataque de 7 de outubro, tinha com convidados parlamentares.

Bolsonaro, entretanto, apareceu no evento – segundo o advogado do presidente, Fabio Wajngarten, a convite do deputado federal bolsonarista Gustavo Gayar (PL-GO).

A surpresa, entretanto, não foi bem-vista – tanto que, na noite de quinta (9), a embaixada divulgou uma nota para negar ter convidado o ex-presidente.



“Convidamos parlamentares e apenas parlamentares. A presença do ex-presidente não foi coordenada pela Embaixada de Israel e não era conhecimento antes do evento, ocorrendo de forma fortuita”,

A nota foi emitida no mesmo dia em que o embaixador israelense, Daniel Zonshine, foi cobrado por representantes da comunidade israelense.

“Ontem [quinta] teve uma cerimônia em Brasília de combate ao antissemitismo e a gente teve uma conversa muito dura com ele [embaixador]”, disse ao blog uma fonte dessa comunidade.

Bolsonaristas usam evento para capitalizar aval para brasileiros saírem de Gaza

A presença indesejada de Bolsonaro no evento tem sido usado por bolsonaristas para atribuir ao ex-presidente a responsabilidade pela autorização para a saída de brasileiros da Faixa de Gaza, ocorrida na noite de quinta (9). A hashtag “#BolsonaroNobelDaPaz” está entre os assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta sexta-feira (10).

“Bolsonaro nãotem nenhuma relação com a questão. Zero. Nem o Bolsonaro e muito menos o embaixador”, diz a fonte da comunidade israelense ouvida pelo blog.

À GloboNews, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse essa suposta participação de Bolsonaro “não passa de conjectura”.

“Eu não falo com o embaixador de Israel aqui, eu falo com o chefe dele, que é o Ministro das Relações Exteriores, que me garantiu nos últimos 30 dias, temos conversado constantemente, mais recentemente falei quatro vezes com ele por telefone, a última vez foi ontem e que ele deu garantias que o governo de Israel que os brasileiros estariam na próxima lista”, disse.

O blog procurou o embaixador de Israel, mas não obteve reposta até a publicação deste post.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

familia-tenta-sair-com-bebe-brasileiro-e-outras-quatro-criancas-da-faixa-de-gaza

G1 Mundo

Família tenta sair com bebê brasileiro e outras quatro crianças da Faixa de Gaza

Há um ano, a família deixou o Oriente Médio e se mudou para o Brasil. Meses depois, eles voltaram para Gaza, mas com o intuito de obter o visto definitivo para morar no Brasil. Enquanto estavam em território palestino, o comerciante precisou voltar para o Brasil a negócios e deixou esposa e filhos em Gaza. Mas agora com a guerra a família do comerciante ficou presa em Gaza. A mãe […]

today10 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%