G1 Santos

Embarcação encalhada é engolida pela areia em SP e vira atração turística; FOTOS

today3 de outubro de 2022 54

Fundo
share close

Departamento Hidroviário diz que empresa responsável por desencalhar a balsa terá que ressarcir o Estado com uma nova lancha e executar a remoção do objeto.

Embarcação encalhada há quase um ano segue soterrada em Ilha Comprida, SP — Foto: Guta Cabrinha



Uma antiga embarcação que encalhou em uma praia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, completará um ano no mesmo local. O objeto se deteriora em meio à água e areia há mais de 11 meses e chama atenção de turistas e moradores. Ao g1, o Departamento Hidroviário (DH) disse que a empresa que venceu a licitação para desencalhar a balsa terá que ressarcir o Estado com uma nova lancha e executar a remoção do objeto.

A Lancha Valongo I pertence ao DH e, por muitos anos, foi usada na travessia entre Ariri, um bairro de Cananeia (SP), e o centro da cidade. No último dia 22 de outubro, a lancha seguia para um estaleiro em Guarujá para reforma, quando sofreu um incidente e fez uma atracação de emergência ao norte de Ilha Comprida. No dia 24 de outubro de 2021, a embarcação amanheceu encalhada.

Confira o antes e depois:

Imagem g1 Santos Imagem Guta Cabrinha

Embarcação completará um ano encalhada no dia 24 de outubro de 2022 — Foto 1: g1 Santos — Foto 2: Guta Cabrinha

Nove dias depois, o Departamento Hidroviário iniciou o esgotamento da água para a retirada da lancha. A operação contou com 22 funcionários e foi realizada via bags, trator e guincho. No entanto, tanto o DH quanto a empresa contratada não conseguiram removê-la e a embarcação continuou no local.

De acordo com os técnicos do departamento, a embarcação está sem motor, e por isso não há risco de vazamento de combustível, que causaria danos ao meio ambiente.

Imagem mostra funcionários trabalhando para retirar águe e areia da lancha, para rebocá-la — Foto: Divulgação/Departamento Hidroviário de Ilha Comprida

Moradores da região que eventualmente frequentam a Ponta da Praia em Ilha Comprida lamentaram o fato de a embarcação estar quase que totalmente soterrada. Já não é mais possível enxergar o casco [parte inferior] da lancha, apenas parte do topo.

Uma moradora, que prefere não ser identificada, disse que é possível subir no topo da embarcação, mas que não recomenda a prática “de forma alguma”, já que as condições da lancha oferecem perigo.

Embarcação está tomada por ferrugem, musgo e parte do material corroído — Foto: Guta Cabrinha

Em nota, o DH informou que a Vilhena Serviços, empresa que venceu a licitação para executar a reforma, adequação, modernização, traslado e lançamento da embarcação Valongo I não executou o serviço e terá que ressarcir o Estado com uma nova lancha, equivalente à que está submersa, além de retirá-la do local. O nome da empresa não foi informado até a última atualização desta reportagem.

O departamento pontuou que o contrato foi rescindido e que nos próximos dias são aguardadas novas ações da empresa para a resolução do caso. O DH ressalta que houveram várias tentativas para remover a balsa do local, e todas elas foram informadas à Marinha do Brasil através de planos de desencalhe.

No dia 1° de outubro de 2022, quase um ano após o encalhe, era possível observar apenas o topo da embarcação — Foto: Guta Cabrinha

O Departamento Hidroviário disse que as tratativas para retirada da embarcação estão em trâmite junto à Marinha. Pontuou, ainda, que os procedimentos seguem para apuração dos prejuízos quanto ao bem público, e que eles serão apresentados para retirada e indenização por parte da empresa.

O g1 entrou em contato com a empresa Vilhena Serviços e com a Prefeitura de Ilha Comprida para um posicionamento sobre o caso, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Imagem Arquivo pessoal/Marcelo Ferreira Imagem Guta Cabrinha

Embarcação completará um ano encalhada no dia 24 de outubro de 2022 — Foto 1: Arquivo pessoal/Marcelo Ferreira — Foto 2: Guta Cabrinha

VÍDEOS: as notícias mais vistas do g1

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-atropela-bandidos-e-salva-o-marido-ameacado-com-arma-em-sp;-video

G1 Santos

Mulher atropela bandidos e salva o marido ameaçado com arma em SP; VÍDEO

Um dos assaltantes foi preso e o outro fugiu. Crime ocorreu no bairro da Pompeia, em Santos, e foi flagrado por uma câmera de monitoramento. Suspeitos são atingidos por veículo ao tentarem realizar assalto no litoral de SP Um assaltante foi preso e outro fugiu após ambos tentarem roubar um homem que estava chegando em casa de moto em Santos, no litoral de São Paulo, durante o fim de semana. […]

today3 de outubro de 2022 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%