G1 Mundo

Emmett Till, jovem negro linchado em 1955, será homenageado com três monumentos nos EUA

today25 de julho de 2023 7

share close

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criou nesta terça-feira (25) novos monumentos nacionais em nome de Emmett Till, um jovem adolescente negro que foi linchado em 1955. O caso chocante e o ativismo da mãe dele mudaram o curso do movimento pelos direitos civis no país.

Desde que assumiu a presidência, Biden tem trazido à tona o caso de Emmett Till. Ele diz que olhar para a história é olhar para que os EUA têm de bom e de mau.

Os três monumentos serão colocados no local onde o corpo foi encontrado, na beira do Rio Mississippi, na igreja onde foi o funeral, em Chicago, e no tribunal onde os assassinos foram inocentados, também em Chicago.



O anúncio de Biden acontece num momento de retrocessos raciais nos Estados Unidos. Nos últimos três anos, mais de 40 estados americanos apresentaram ou aprovaram projetos de lei que impactam como a história dos negros é ensinada nas escolas.

Tudo começou quando uma mulher branca disse que Till tinha assoviado para ela e feito insinuações sexuais. O jovem, então foi sequestrado e linchado por supremacistas brancos.

Na época, o crime ganhou repercussão nacional e a mãe fez questão de fazer um funeral com caixão aberto para que o país inteiro visse como o corpo do jovem ficou desfigurado, tamanha a violência do crime.

A mãe de Emmett fez questão de fazer um funeral com caixão aberto para vissem como o corpo do jovem ficou desfigurado — Foto: Reprodução/TV Globo

Os dois homens acusados de assassinar o adolescente foram absolvidos na época por um júri formado totalmente por pessoas brancas. Depois, eles admitiram que mataram o Emmett, mas como já tinham sido absolvidos, não podiam ser condenados.

Em 2017, após seis décadas, a mulher que acusou Emmett, Carolyn Donham, admitiu que inventou a história. Mais uma vez, nada aconteceu.

Emmett — Foto: Reprodução/TV Globo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Santos

Homem que matou esposa e forjou suicídio tem a prisão preventiva decretada no litoral de SP

Na denúncia obtida pelo g1, o promotor Fabio Perez Fernandez explicou que, após matar a esposa, o denunciado alterou a cena do crime e acionou, por telefone, órgãos se segurança de resgate. Emílio havia dito ter encontrado a esposa caída na sala do apartamento, na Vila Mathias, com um pano de chão amarrado no pescoço "indicando que ela havia se suicidado em razão do quadro depressivo". Após receber a denúncia e decretar a prisão preventiva do denunciado, nesta terça-feira (25), […]

today25 de julho de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%