G1 Santos

Empresa de patinetes elétricos começa a repassar multa à clientes em Santos, SP

today28 de fevereiro de 2024 4

Fundo
share close

De acordo com a JET, mais de 240 patinetes elétricos foram apreendidos em fevereiro em operações conjuntas da Guarda Municipal Civil e CET-Santos. Somente entre os dias 10 e 18 deste mês, foram 145 apreensões de veículos na cidade.

A locadora informou que a medida ocorre da seguinte forma: quando a CET-Santos observa o descumprimento de uma regra, apreende o veículo e já aplica uma multa à empresa. Quando a empresa vai ao pátio solicitar a devolução, avalia o motivo da apreensão e se repassará a multa ao usuário. O usuário, por sua vez, poderá recorrer da decisão.

Segundo a empresa, haverá, por exemplo, os casos em que o estacionamento foi feito de forma emergencial. Justamente por isso, a JET avaliará caso a caso e, quando entender que o cliente foi responsável pela multa, fará uma notificação.



Caso haja cartão cadastrado na conta do cliente, o valor será debitado. É possível ainda que a pessoa seja impedida de realizar a próxima viagem. O usuário pode recorrer no chat 24 horas da JET, disponível no aplicativo.

A Prefeitura de Santos informou ao g1 que a responsabilidade sobre o pagamento da multa e demais despesas que incidem sobre o equipamento removido é do proprietário (empresa). Em relação ao repasse da multa ao cliente, disse que não compete à CET-Santos se manifestar.

Os principais casos de descumprimento de regras de trânsito, e, portanto, passíveis de multa são:

  • Velocidade acima de 6km/h em áreas de circulação de pedestres e acima de 20 km/h em ciclovias
  • Transporte de passageiros, cargas e animais
  • Estacionamento em área indevida

Lei municipal e estacionamento

A Lei Municipal nº 4.221/2023 aponta que a circulação dos equipamentos deve ser limitada à velocidade máxima de até 6 km/h em áreas de circulação de pedestres e até 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas.

O aplicativo da JET apresenta um mapa com os pontos permitidos de estacionamento, além de disponibilizar orientações quanto ao uso em um cartão fixado ao próprio patinete. É possível acompanhar os usuários por meio do cadastro e GPS.

Segundo a empresa, o cliente deve deixar o veículo da forma mais adequada, sem interferir no trânsito de pedestres na calçada ou de demais veículos na via. Sempre que vai encerrar a viagem, precisa tirar uma foto de como ele foi estacionado.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mc-que-perdeu-parte-do-calcanhar-tem-dedao-amputado-apos-unha-encravada-inflamar-no-litoral-de-sp

G1 Santos

MC que perdeu parte do calcanhar tem dedão amputado após unha encravada inflamar no litoral de SP

O procedimento ocorreu na última quarta-feira (21) no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. Internado e tomando antibióticos, Danilo explicou ao g1 que o problema começou em uma unha encravada, que ele tem há anos, mas inflamou. Depois disso, uma bactéria acometeu o tendão do dedo e entrou na corrente sanguínea dele, mas a equipe médica conseguiu contornar a situação por algum tempo. A situação voltou a se agravar no final […]

today28 de fevereiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%