G1 Mundo

‘Enchentes históricas’, ‘evento climático extremo’, ‘sul isolado’: imprensa internacional repercute tragédia no RS

today6 de maio de 2024 8

Fundo
share close

Jornais e sites de notícias internacionais vêm acompanhando de perto as enchentes no Rio Grande do Sul desde o início da tragédia. Nesta segunda-feira (6), meios de comunicação da Europa, dos EUA e da América Latina destacaram os trabalhos de resgate e o sobrevoo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja, abaixo, alguns destaques:

Capa do The Wall Street Journal com foto das enchentes no sul como destaque, em 6 de maio de 2024. — Foto: Reprodução



As enchentes no sul do Brasil foram o principal destaque da capa do “The Wall Street Journal” desta segunda-feira. O jornal exibiu uma imagem de Canoas, no Rio Grande do Sul. Destacou que as Forças Armadas foram destacadas para ajudar no trabalho de resgate e afirmou que a tragédia faz parte de fenômenos climáticos extremos causados pelo aumento das temperaturas no mundo.

Foto em reportagem do Washington Post sobre chuvas no Rio Grande do Sul, em 6 de maio. — Foto: Reprução

Já o “The Washington Post” publicou nesta segunda-feira uma série de fotos sobre a tragédia, que a publicação chamou de “enchentes históricas” no sul do Brasil.

BBC noticia os efeitos da chuva forte no Rio Grande do Sul, em 6 de maio de 2024. — Foto: Reprodução

A rede britânica BBC destacou a dimensão da chuva no estado, frisando que mais de um milhão de pessoas ficaram sem água e energia elétrica. E explicou as causas da chuva forte, entre eles “os eventos climáticos extremos” por conta “de uma rara combinação do tempo mais quente do que o dentro da média, umidade alta e vendo forte”.

O jornal “The Guardian” noticia as chuvas no Rio Grande do Sul, em 6 de maio de 2024. — Foto: Reprodução

O também britânico “The Guardian” destacou o sobrevoo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um vídeo também com imagens de telhados vistos de helicópteros.

Jornal francês “Le Monde” repercute enchentes no RS, em 6 de maio de 2024. — Foto: Reprodução

O jornal francês “Le Monde” falou do Rio Grande do Sul “devastado” pelas chuvas e destacou a inundação no centro de Porto Alegre e como a capital gaúcha está isolada do resto do país. A reportagem destacou também o aumento de frequência de eventos climáticos extremos no Brasil. “O Brasil viveu uma seca histórica em 2023 no norte do país, e o número de incêndios florestais atingiu recorde de janeiro a abril”, escreveu a publicação.

Em um vídeo publicado nesta segunda, a rede Al-Jazeera exibiu uma série de imagens dos trabalhos de resgate e das “enchentes severas”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

universidade-de-columbia-cancela-cerimonia-de-formatura-por-protestos-contra-guerra-em-gaza

G1 Mundo

Universidade de Columbia cancela cerimônia de formatura por protestos contra guerra em Gaza

Evento aconteceria no próximo dia 15 e foi um dos motivos pelo qual a reitoria pediu que acampamentos pró-palestinos fossem desmobilizados. Na semana passada, a polícia de Nova York expulsaram alunos que ocupavam o campus. Faixa colocada em acampamento na Universidade de Columbia, em Nova York, manifesta solidariedade aos palestinos de Gaza — Foto: Stefan Jeremiah/AP A Universidade de Columbia, em Nova York, epicentro dos protestos contra a guerra em […]

today6 de maio de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%