Prefeitura de Guarujá

Encontro de Rede Cinco Básicos reúne mais de 200 profissionais em Guarujá

today22 de novembro de 2022 18

Fundo
share close

Parceria inédita no Brasil, já acontece há um ano e seis meses e visa à promoção de práticas de cuidado infantil baseadas em evidências científicas

Mais de 200 profissionais da área de assistência social, educação e saúde participaram do 1º Encontro da Rede Cinco Básicos Guarujá. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e teve o objetivo de fortalecer e disseminar as práticas de cuidados na primeira infância. O evento aconteceu na última quinta-feira (17), na Unoeste e contou com palestras e exposições de trabalhos realizados na Cidade.

Para abrir as explanações, a especialista em políticas públicas, Maria Rodrigues e a mestre em Ciências da Saúde, Priscila Costa, representantes do Cinco Básicos Brasil, contaram como surgiu o movimento e mostraram a pesquisa sobre desenvolvimento infantil, bem como a importância dos estímulos e cuidados nesta fase.

“A ciência por trás dos cinco básicos tem a ver com conexões neurais formadas durante o crescimento da criança. É justamente na infância que temos uma oportunidade ímpar de fortalecer as conexões bases, que serão alicerce para vida toda”, afirmou Maria.

Na sequência, a psicóloga Ivelise de Souza Schalch e a assistente social Laila Stephania Bilato Tesser revelaram como o programa começou no Guarujá e os avanços alcançados até hoje. Houve também a apresentação dos trabalhos realizados nos Núcleos de Educação Infantil Conveniados (Neics).



Os princípios básicos foram aplicados na rede socioassistencial, tais como os grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guarujá. Além disso, receberam treinamento três acolhimentos municipais e 30 Neics.

O evento contou com representantes da Sedeas e das secretarias de Educação e Saúde, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Comitê da Primeiríssima Infância.

Parceria

O Programa Cinco Básicos Guarujá foi possível por meio de um termo de cooperação entre a Prefeitura e o movimento internacional The Basics, representado como Cinco Básicos no Brasil.

A parceria inédita no País, já acontece há um ano e seis meses e visa à promoção de práticas de cuidado infantil baseadas em evidências científicas que apoiam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças desde o nascimento até os seis anos de idade.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

escola-de-guaruja-promove-mostra-cultural-com show de talentos-feito por-alunos

Prefeitura de Guarujá

Escola de Guarujá promove mostra cultural com show de talentos feito por alunos

Evento ocorreu na Escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes e focou nos temas da copa do mundo e cultura afrodescendente Incentivando a criatividade e visão artística de seus alunos, a Escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes (Morrinhos) realizou no último dia 11, uma mostra cultural que envolveu 790 alunos da Unidade. Eles decoraram o espaço com ilustrações, rodas de leitura, poesia e artes plásticas (maquetes, argila, entre outros) temáticas da Copa do Mundo e sobre a cultura afrodescendente. O […]

today22 de novembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%