G1 Santos

Enfermeira faz parto às pressas em calçada e reanima recém-nascido no litoral de SP: ‘marcou a minha vida para sempre’

today5 de junho de 2022 61

Fundo
share close

Bebê está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Municipal de São Vicente (SP), de acordo com a prefeitura.



Vídeo mostra enfermeira fazendo parto em rua de São Vicente, no litoral de SP

Vídeo mostra enfermeira fazendo parto em rua de São Vicente, no litoral de SP

Uma enfermeira de 36 anos realizou um parto às pressas e ainda reanimou um recém-nascido na calçada de uma rua de São Vicente, no litoral de São Paulo. Ao g1, Luciana Oliva relata que o bebê nasceu empelicado – envolvido por bolsa amniótica – e com o cordão umbilical enrolado em volta do pescoço. Ela afirma que o ocorrido “marcou para sempre” a vida dela (veja o vídeo acima).

O parto aconteceu na Rua Catalão, no bairro Voturuá. De acordo com a prefeitura, o bebê está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Municipal, ainda sem previsão de alta médica.

“Eu estava descansando em casa, pois tinha feito plantão durante a noite anterior em um hospital de São Paulo. Meu marido me acordou porque populares estavam me chamando na porta de casa. Eles me disseram que na quadra seguinte [à residência], tinha uma mulher dando à luz na rua. Nem pensei, só peguei um par de luvas e fui”, lembra a profissional.

Quando chegou no local, Luciana encontrou a mulher, que não teve o nome divulgado, já em trabalho de parto. Ela estava em cima de um colchão colocado na calçada. A enfermeira, então, seguiu com o restante da ação, mas encarou outro desafio em seguida.

“Quando a bolsa estourou, ele estava sem vida. O pescocinho estava laçado. Aspirei o nariz dele com a minha boca, e foi reanimado. Essa foi a minha maior dificuldade, uma vez que estava sem qualquer material”, comenta.

Enfermeira realizou parto às pressas em calçada de São Vicente, no litoral de SP — Foto: Reprodução/Redes sociais

Ainda de acordo com ela, uma equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros chegou na sequência. Luciana conta que acompanhou o recém-nascido na ambulância até o Hospital Municipal de São Vicente. Contudo, a profissional não teve mais contato com a mãe do bebê após o ocorrido. O g1 também não conseguiu localizar a mãe do recém-nascido.

Luciana acrescenta que o episódio foi um dos mais marcantes de seus 20 anos trabalhando com enfermagem.

Marcou a minha vida para sempre. É inesquecível. Uma coisa é você trabalhar no hospital e estar com tudo na sua mão, outra é você estar na rua e sem nada [de equipamentos]

— Luciana Oliva, enfermeira

À reportagem, a administração municipal, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informou que a citada maternidade recebeu o recém-nascido, que pesa 1.222 kg. O bebê, inclusive, iniciou o leite materno no último sábado (4). A equipe do Serviço Social da Maternidade está acompanhando o caso.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

festa-de-portugal-celebra-cultura-lusitana-com-musica,-dancas-folcloricas-e-comidas-tipicas-neste-domingo-em-santos,-sp

G1 Santos

Festa de Portugal celebra cultura lusitana com música, danças folclóricas e comidas típicas neste domingo em Santos, SP

A Festa de Portugal volta a acontecer neste domingo (5) em Santos, no litoral de São Paulo, após dois anos de encontros virtuais. Em sua 13ª edição, de acordo com a prefeitura, o festejo beneficente deve atrair mais de 10 mil pessoas à região do centro histórico da cidade. As festividades terão entrada gratuita e vão acontecer das 9h30 às 18h, no Largo Marquês de Monte Alegre, no bairro Valongo. […]

today4 de junho de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%