G1 Mundo

Entenda o que significa o arco-íris da bandeira de Pernambuco, confundida na Copa do Mundo no Catar com apoio a LGBTQIA+

today22 de novembro de 2022 56

Fundo
share close

O arco-íris na bandeira de Pernambuco simboliza a união de todos os pernambucanos e faz referência à diversidade dos que se juntaram em torno de um ideal. Ele está presente na bandeira do estado desde 1817, ano da Revolução Pernambucana, que tornou Pernambuco independente de Portugal por 70 dias.

No início, o arco era vermelho, amarelo e branco, simbolizando o início de uma nova era, de paz, amizade e união. Em 1917, passou a ser vermelho, amarelo e verde.

Bandeira de Pernambuco tem origem na Revolução de 1817 — Foto: Reprodução/TV Globo



Confira o significado dos outros símbolos presentes na bandeira de Pernambuco:

  • Abaixo do arco-íris, está o sol, que faz referência à força e à energia do estado.
  • A estrela representa Pernambuco em destaque entre os estados da federação.
  • A cruz vermelha simboliza a força da religião e da fé na justiça, além de estar relacionada ao primeiro nome do Brasil, chamado de Ilha da Vera Cruz.
  • O fundo branco faz referência à paz.
  • O azul simboliza a grandeza do céu do estado.

Autoridades do Catar confiscam bandeira de Pernambuco pensando que era apoio LGBTQIA+

Autoridades do Catar confiscam bandeira de Pernambuco pensando que era apoio LGBTQIA+

Nesta terça-feira (22), autoridades do Catar tomaram uma bandeira de Pernambuco de brasileiros, na frente do Lusail Stadium, em Doha, de acordo com testemunhas. Um vídeo postado nas redes sociais pelo jornalista Victor Pereira relatando o que aconteceu viralizou. Ele contou que autoridades locais pegaram a bandeira, jogaram no chão e pisaram (veja vídeo acima).

Ao g1, Vitor disse que está no Catar a trabalho, devidamente credenciado pela Fifa. Segundo ele, quando foi abordar os torcedores brasileiros, pegou a bandeira de Pernambuco para fazer uma foto, e foi nesse momento que a confusão aconteceu.

Mesmo afirmando que é jornalista e mostrando a credencial da Fifa para fazer a cobertura do Mundial, autoridades do Catar exigiram que Vitor apagasse o vídeo da confusão. Em seguida, um policial pegou o celular e ordenou que ele destravasse pelo reconhecimento facial para deletar o vídeo.

Após apagar as imagens, Vitor conseguiu explicar o mal-entendido e pessoas que estavam com credenciais, voluntários na Copa, pediram desculpas, além de recomendar que ele denunciasse o caso, ocorrido perto de duas torres que têm câmera. O jornalista brasileiro contou que estava tentando registrar a denúncia, mas falou que era “tudo muito complicado” no local.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

papa-francisco-demite-chefes-de-organizacao-filantropica-catolica-apos-acusacoes-de-bullying-e-humilhacao-de-funcionarios

G1 Mundo

Papa Francisco demite chefes de organização filantrópica católica após acusações de bullying e humilhação de funcionários

O papa Francisco demitiu nesta terça-feira (22) todos os chefes do braço filantrópico da Igreja Católica Romana, após acusações de bullying e humilhação de funcionários, e indicou um comissário para dirigir a organização. A medida surpreendente envolveu executivos da Caritas Internationalis (CI), uma confederação sediada no Vaticano de 162 organizações católicas de auxílio e serviços sociais que trabalha em mais de 200 países. As demissões no nível executivo da CI, […]

today22 de novembro de 2022 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%