G1 Mundo

Entenda os principais termos relacionados ao conflito entre Israel e o Hamas

today9 de outubro de 2023 19

Fundo
share close

Veja, abaixo, quais são eles e o que significam:

  • Israel
  • Palestina
  • Faixa de Gaza
  • Cisjordânia
  • Oriente Médio
  • Israelenses
  • Judeus
  • Palestinos
  • Árabes
  • Hamas
  • Hezbollah
  • Domo de Ferro
  • Bunker
  • Autoridade Palestina
  • Conselho de Segurança da ONU
  • Cessar-fogo

▶️ Israel – Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados na Palestina, um judeu e um árabe, além de um regime específico para a cidade de Jerusalém. Os dois Estados seriam instalados na Palestina, sob um mandato britânico. À época, a proposta foi aceita por líderes judeus, mas rejeitada pelo lado árabe. Com o impasse, os judeus proclamaram o Estado de Israel em 1948, gerando revolta entre palestinos. Isso resultou na guerra árabe-israelense, no mesmo ano. Desde então, vem ocorrendo uma disputa por território, e vários acordos já tentaram estabelecer a paz na região, mas nenhum deles teve sucesso.



▶️ Palestina – A terra que era chamada de Palestina desde a época dos romanos é formada hoje por dois territórios palestinos (Faixa de Gaza e Cisjordânia), bem como por Jerusalém Oriental e Israel. Diante do conflito que sucedeu a criação do Estado de Israel em 1948, a comunidade internacional propôs a criação de um Estado palestino, que deveria coexistir em paz com Israel. No período, muitos palestinos acabaram se dispersando para territórios vizinhos, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Esses dois territórios não são contíguos: estão separados por 45 km, divididos pelo território israelense. Em 2012, a ONU reconheceu a Palestina como um “Estado observador não membro”, ou seja, ela deixou de ser “entidade observadora”.

▶️ Faixa de Gaza – É um território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel. Tem fronteira de 51 km com o território israelense e de 7 km com o Egito, além de uma orla de 40 km voltada para o Mar Mediterrâneo. Marcado por pobreza e superpopulação, tem mais de 2 milhões de habitantes morando em um território de 41 km de comprimento e 10 km de largura (a área total tem cerca de 365 km2). O território é um pouco menor que Curitiba. Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira. Quem controla é a região, desde 2007, é o grupo terrorista Hamas.

▶️ Cisjordânia – É um território palestino entre Israel e a Jordânia. Militarmente controlado pelo governo israelense, tem a maioria da população (cerca de 85%) formada por palestinos. Junto com a Faixa de Gaza, a Cisjordânia é reivindicada por palestinos para a criação de um Estado independente. Com quase o tamanho do Distrito Federal, a Cisjordânia é o maior desses dois territórios (tem cerca de 5.970 km2). No plano inicial da ONU de partilha de região entre judeus e palestinos, a Cisjordânia faria parte do Estado Árabe, mas foi tomada por Israel em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias. Lá, os israelenses construíram residências para judeus, concentradas em assentamentos que a ONU e a maioria dos países do mundo consideram ilegais. Há cerca de 150 deles, que abrigam cerca de 650 mil israelenses, a grande maioria judeus ortodoxos. Há décadas, os dois lados tentam chegar a um acordo sobre a região, mas as negociações são frequentemente interrompidas pela violência de uma parte ou de outra.

▶️ Oriente Médio – É uma região composta por países e territórios da Ásia Ocidental, situada entre os continentes asiático, europeu e africano. Possui mais de sete milhões de km² de área e uma população com mais de 385 milhões de habitantes. É formada por:

  • Arábia Saudita
  • Bahrein
  • Catar
  • Chipre
  • Emirados Árabes Unidos
  • Iêmem
  • Irã
  • Iraque
  • Israel
  • Jordânia
  • Kuwait
  • Líbano
  • Omã
  • Palestina
  • Síria
  • e a parte asiática do Egito.

▶️ Israelenses – Cidadãos do Estado de Israel, criado no fim da década de 1940.

▶️ Judeus – São pessoas que fazem parte do grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. Pela tradição do judaísmo, são considerados judeus todos aqueles nascidos de mães judias ou que tenham se convertido ao judaísmo através de um ritual próprio.

▶️ Palestinos – Povo etnicamente árabe, de maioria muçulmana, que habitava a região entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. Após a criação do Estado de Israel, muitos se dispersaram pela Faixa de Gaza e pela Cisjordânia.

▶️ Árabes – São cidadãos pertencentes a um estado árabe, que falam a língua árabe e vivem sob os costumes, a cultura, os sistemas políticos e as tradições árabes.

▶️ Hamas – Grupo terrorista que é uma das principais organizações islâmicas nos Territórios Palestinos (são duas áreas não contínuas: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia). Desde 2007, o Hamas controla Gaza. O grupo é considerado terrorista por países como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas tem o apoio do Irã.

▶️ Hezbollah –É um grupo político e paramilitar islâmico. O islamismo se divide em duas correntes, os xiitas e os sunitas. O Hezbollah é um grupo de xiitas. É também um inimigo jurado de Israel e costuma manter boas relações com o Hamas.

▶️ Domo de Ferro – É nome pelo qual é conhecido o sistema de defesa de Israel que intercepta e destrói mísseis. As pesquisas para a instalação dessa espécie de “escudo” começaram ainda nos anos 1980 e tiveram participação dos Estados Unidos, mas o desenvolvimento do formato atual teve início em 2007. Para identificar ataques inimigos, o aparato conta com radares e instrumentos que calculam a trajetória de foguetes e o risco de que eles destruam áreas povoadas no território israelense. Em seguida, é lançado um míssil que explode o artefato no ar. O domo é móvel e pode ser instalado em qualquer ponto do país, incluindo em veículos militares. O Ministério da Defesa de Israel informa que o Domo consegue abater 90% dos disparos aéreos que têm o país como alvo.

▶️ Bunker – Conhecido também como abrigo antiaéreo, trata-se de uma estrutura ou espaço fortificado. Pode ser parcialmente ou totalmente subterrâneo, feito para resistir a projéteis de guerra e abrigar civis.

▶️ Autoridade Palestina – É um órgão provisório de autogoverno estabelecido em 1994 nos termos dos Acordos de Oslo entre a Organização de Libertação da Palestina (OLP) e o governo de Israel com o objetivo de governar a Faixa de Gaza e áreas da Cisjordânia.

▶️ Conselho de Segurança da ONU – Organismo é composto por 15 países – cinco com cadeiras fixas (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e 10 posições rotativas. Atualmente, o Conselho é presidido pelo Brasil. De acordo com a Carta das Nações Unidas, tem quatro missões:

  1. manter a paz e a segurança internacional;
  2. desenvolver relações amistosas entre as nações;
  3. cooperar em resolver problemas internacionais e em promover o respeito aos direitos humanos;
  4. e ser um centro para harmonizar as ações das nações.

Diante de crises, os integrantes do conselho podem estabelecer diretrizes para que os países em conflito cheguem a acordo, enviar missões e iniciar investigações, por exemplo (leia mais aqui).

▶️ Cessar-fogo – Termo pode ser declarado como um gesto humanitário, seja este preliminar, feito a partir de um acordo político ou definitivo (com a intenção de resolver um conflito).

Mapa mostra onde foram os ataques de Israel em Gaza

Mapa mostra onde foram os ataques de Israel em Gaza




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘durmo-de-roupa-porque,-se-a-sirene-tocar,-preciso-correr-para-um-bunker’,-diz-brasileira-que-esta-confinada-em-hotel-de-israel

G1 Mundo

‘Durmo de roupa porque, se a sirene tocar, preciso correr para um bunker’, diz brasileira que está confinada em hotel de Israel

Maynara da Silva, que mora no bairro de Arthur Alvim, na Zona Leste de São Paulo, é uma delas. Ela diz que tem conseguido se comunicar com familiares no Brasil, mas ainda se sente insegura. “Eu não consigo dormir. Eu durmo de roupa porque, se a sirene tocar, preciso correr para um bunker. Minha família tem sido meu apoio”, afirmou. Rogério da Silva e Eliane Motta também são da capital […]

today9 de outubro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%