G1 Mundo

Entenda por que, ao contrário de Castillo, Fujimori conseguiu dar o autogolpe há 30 anos no Peru

today8 de dezembro de 2022 10

Fundo
share close

Por Sandra Cohen

Especializada em temas internacionais, foi repórter, correspondente e editora de Mundo em ‘O Globo’



Sem apoio popular e das Forças Armadas, presidente eleito há 17 meses foi destituído pelo Congresso ao tentar tomar o poder.


O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, durante de julgamento em base naval no Peru, em 2018. — Foto: Reuters/Mariana Bazo

O dramático desenlace do turbulento governo de 17 meses de Castillo reavivou a lembrança do autogolpe implementado há 30 anos por seu agora companheiro de prisão e que ficou conhecido como Fujimorazo.

No dia 5 de abril de 1992, dois anos após ser eleito sem maioria no Legislativo, Fujimori dissolveu o Congresso, neutralizou seus opositores, interveio no Judiciário e concentrou todos os poderes.

Passou a liderar um regime de exceção, tal como planejou fazer Castillo na operação frustrada de quarta-feira (7). Sem garantia constitucional, o autogolpe se justificava pela crise econômica e o terror perpetrado pelo grupo Sendero Luminoso.

Diferentemente do ex-professor e líder sindical rural que em 2021 se elegeu presidente numa disputa apertada, Alberto Fujimori tinha na época mais de 80% de apoio popular. Contava também com o respaldo das Forças Armadas, que agora viraram as costas para Castillo, assim como seus ministros.

Ex-presidente do Peru é levado para base policial em Lima

Ex-presidente do Peru é levado para base policial em Lima

Um plebiscito realizado em 1993 assegurou ao então presidente uma nova Constituição e um Congresso unicameral. A empreitada autoritária o manteve no poder até 2000, quando, envolvido num escândalo de corrupção e crimes contra a Humanidade, foi destituído pelo Congresso por “incapacidade moral permanente”, o mesmo instrumento usado contra Castillo.

Ambos se envolveram na compra de votos de parlamentares de outras bancadas para se segurar no cargo e deixaram o poder desmoralizados e com contas a prestar na Justiça – destino convergente selado para todos que governaram o Peru no período de instabilidade política entre os dois presidentes.

Fujimori foi bem-sucedido no seu plano de fuga para o Japão, de onde enviou uma carta de renúncia e passou a viver, graças à dupla nacionalidade. A prisão ocorreu em 2005, durante uma viagem ao Chile, e a extradição para Lima, dois anos depois.

Em sua rota de fuga – provavelmente o refúgio na Embaixada do México – após o pronunciamento grotesco, o amador Castillo não teve a mesma sorte: foi emboscado pelo tráfego de Lima e acabou sendo preso pela própria escolta.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

felicidade,-carne,-internet,-altura…-14-rankings-fora-do-futebol-com-os-paises-finalistas-da-copa

G1 Mundo

Felicidade, carne, internet, altura… 14 rankings fora do futebol com os países finalistas da Copa

Brasil vence em inflação, Argentina é campeã em consumo de carne, Holanda ganha em democracia, Inglaterra é a mais conectada. Compare o desempenho fora das quatro linhas. Qual é o país mais rico? E com a população mais alta? Onde se consome mais carne? Veja abaixo como os países que passaram para as quartas-de-final na Copa do Mundo no Catar se saem na disputa nos mais variados índices. Entenda o […]

today8 de dezembro de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%