Qual é o país mais rico? E com a população mais alta? Onde se consome mais carne? Veja abaixo como os países que passaram para as quartas-de-final na Copa do Mundo no Catar se saem na disputa nos mais variados índices.
Entenda o que é cada um dos índices no gráfico acima:
- Estudo: média de anos em que um adulto de 25 anos frequentou a escola.
- Acesso à internet: porcentagem da população que tem algum tipo de acesso à internet.
- Diferença entre gêneros: mostra a diferença entre homens e mulheres analisando vários aspectos, como participação no governo e diferença salarial. O índice vai de 0 a 1, sendo que a nota 0 representaria um país sem qualquer diferença de gênero.
- Índice de democracia: os países são avaliados em indicadores como liberdade eleitoral, funcionamento do governo e participação política. Notas vão de 0 a 10, sendo 0 um governo totalmente autoritário e 10 um país altamente democrático.
- Consumo de carne: mede a quantidade em gramas que cada pessoa consome por dia, agrupando todos os tipos de carnes.
- Inflação: medição da alta dos preços de um conjunto de produtos e serviços em um determinado período.
- Desemprego: taxa de população que está sem trabalho remunerado.
- PIB: Soma de toda a riqueza produzida pelo país em um determinado período.
- Desigualdade econômica: medida pelo coeficiente de Gini, mostra a concentração de renda por meio da diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos.
- População: número de pessoas que moram no país, determinado pela quantidade de nascimentos e mortes, além dos fluxos migratórios.
- Altura média: número mostra a média de altura que as pessoas com 18 anos tinham em 2014.
- Índice de felicidade: número baseado em pesquisas que perguntam para as pessoas qual é a sensação de felicidade, depois cruzam com indicadores econômicos, níveis de liberdade individual ou de corrupção, entre outros dados.
- IDH: sigla para Índice de Desenvolvimento Humano, que compara a qualidade de vida entre países.
- Território: tamanho da área de solo de cada país, sem considerar as porções marítimas.
Bandeiras dos países que disputarão a Copa do Mundo são exibidas ao longo de uma rua em Doha, no Catar — Foto: REUTERS/Hamad I Mohammed
Publicar comentários (0)