G1 Santos

Entenda por que casal de bilionários morreu intoxicado por gás e filho se salvou no litoral de SP

today11 de setembro de 2023 1

Fundo
share close

O empresário José Bezerra de Menezes e a esposa, Luciana Bezerra, foram encontrados mortos pelo filho deles, Rodrigo Passos Bezerra de Menezes, de 27 anos Ele estranhou os pais não aparecerem para tomar café da manhã. O casal estava em cima da cama, em um dos quartos da mansão, no mesmo cômodo onde a cadela da família também foi encontrada morta.

O delegado titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Santos, Fabiano Barbeiro, explicou que a suíte do casal ficava no andar térreo da casa e ficava ao lado da sala de máquinas, que abrigava os equipamentos do sistema hidráulico da mansão. “A divisão [entre o quarto e a sala] ali é pelo banheiro. […] Parede com parede”.

A polícia trabalha com a hipótese de que, com o cano partido, os gases se acumularam no teto do cômodo, formando uma camada espessa e volumosa, que passou para a suíte do casal por meio de pequenos orifícios.



O químico doutor em Ciências da Saúde e pesquisador o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UniSantos, Hirochi Yamamura, explicou que o monóxido de carbono é perigoso em um ambiente fechado, ou seja, com pouca circulação de ar.

“Se a porta do quarto estivesse aberta, provavelmente [o casal] não teria morrido, porque estaria circulando oxigênio ali ainda”, disse. Segundo ele, isso justifica o fato do filho do casal e dos funcionários da casa não terem sido afetados pelo gás.

Segundo o químico e mestre em Engenharia Urbana, Élio Lopes, o monóxido de carbono não oferece riscos em contato com a atmosfera. Já em um ambiente fechado, ele se torna “traiçoeiro” para as pessoas, pois não tem cor nem cheiro, mas é inflamável.

“A pessoa não percebe que está sendo envenenada. Vai sentir um sono profundo, não sente dor, nem nada. Acaba dormindo e morre porque o gás entra no corpo através dos pulmões”, ressaltou Lopes.

O especialista explicou que, após a inalação, o monóxido de carbono passa para a corrente sanguínea. “Então, passa a competir com o oxigênio, que é o que a gente respira. Forma a carboxihemoglobina, ou seja, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte do oxigênio no corpo e a pessoa morre por falta de oxigênio”, ressaltou.

Banqueiro brasileiro listado na Forbes é achado morto junto com esposa

Banqueiro brasileiro listado na Forbes é achado morto junto com esposa

Uma imagem obtida pelo g1 mostra o local onde começou o vazamento de gás que, segundo a Polícia Civil, intoxicou o casal. De acordo com o delegado Fabiano Barbeiro, titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Santos, trata-se de um espaço onde eram mantidos os equipamentos responsáveis pelo funcionamento e manutenção do imóvel.

Os aparelhos, segundo ele, se resumiam a bombas da piscina, tonéis para armazenamento de água e um ‘queimador’ que aquecia o líquido, posteriormente distribuído para chuveiros e pias no imóvel. O vazamento do gás teria acontecido por meio de um cano partido, acoplado a este ‘queimador’.

Na imagem, é possível ver três dos quatro tonéis usados para o armazenamento de água no local (veja abaixo). Eles ficam de frente para o ‘queimador’. O banheiro da suíte do casal, conforme apurado pelo g1 junto à Polícia Civil, fica do outro lado da parede que aparece na foto, no andar térreo da mansão.

Barbeiro explicou ao g1 que, com o cano partido, os gases da queima saíram do equipamento e passaram a ocupar a sala de máquinas, em vez de saírem pelo exaustor. O caso, porém, será melhor esclarecido quando o laudo técnico for concluído.

Imagem mostra ‘sala de máquinas’ dentro de mansão onde Binho Bezerra foi encontrado morto — Foto: Reprodução

Binho Bezerra, como também era conhecido o empresário de 66 anos, e Luciana, de 62, foram encontrados mortos por Rodrigo Passos Bezerra de Menezes, filho deles, de 27, em cima de uma cama em um dos quartos da mansão, segundo boletim de ocorrência obtido pelo g1. O imóvel faz parte de um condomínio fechado de residências na Praia de Iporanga.

O rapaz contou à polícia ter ido ao quarto dos pais por volta das 10h de sábado (9). Além de Binho e Luciana, Rodrigo encontrou também uma cadela da família morta embaixo da cama deles.

Conforme o registro policial, o jovem pediu ajuda para um médico, que é morador do condomínio. O profissional, segundo o documento, foi ao local e tentou reanimar o casal, mas não conseguiu. A polícia localizou dois funcionários da família na casa.

Bilionário cearense é encontrado morto ao lado da esposa em condomínio no litoral de SP — Foto: Divulgação

Binho Bezerra é filho do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Humberto Bezerra, e sobrinho do ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra.

Segundo publicação da revista Forbes em dezembro 2022, Binho Bezerra possuía um patrimônio avaliado em R$ 1,55 bilhão. Na época, ele foi listado como o 205º bilionário brasileiro.

Bezerra era integrante da terceira geração de controladores do BicBanco, hoje CCB Brasil, vendido ao China Construction Bank por R$ 1,62 bilhão, em 2013.

Empresário foi encontrado morto junto com a esposa dentro de um condomínio em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução

Por meio das redes sociais, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lamentou a morte de Binho Bezerra (veja abaixo). “Binho presidiu o Banco BIC, que foi fundado pelo seu pai, Humberto Bezerra e seu tio, o ex-governador Adauto Bezerra. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares”, escreveu Elmano de Freitas.

Governador do Ceará, Elmano de Freitas publicou mensagem lamentando morte de Binho Bezerra — Foto: Reprodução/Redes Sociais

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

melhor-idade-de-guaruja-conquista-7o-lugar-na-classificacao-geral-do-jomi-2023

Prefeitura de Guarujá

Melhor Idade de Guarujá conquista 7º lugar na classificação geral do Jomi 2023

Três medalhas de ouro, duas de prata e outros resultados expressivos garantiram ao Município a 7ª colocação geral entre 183 cidades As equipes da melhor idade da Prefeitura de Guarujá fizeram bonito na fase estadual dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), e trouxeram na bagagem três medalhas de ouro, duas de prata e o 7º lugar na classificação geral, principal colocação do Município na competição, realizada em São José do […]

today11 de setembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%