G1 Mundo

Entenda por que ventos ultrarrápidos têm feito aviões comerciais voar a velocidades 50% mais altas do que o padrão

today22 de fevereiro de 2024 8

Fundo
share close

Um voo da Virgin Atlantic que decolou da cidade de Washington DC, nos EUA, com destino a Londres, no Reino Unido, chegou a voar a quase 1.300 km/h. Segundo informações publicadas em veículos dos EUA atribuídas ao rastreador FlightAware, o avião chegou 45 minutos antes do tempo previsto.

Segundo a rede nacional de rádios públicas (NPR), dois outros voos registraram velocidades ainda maiores, de quase 1.350 km/h.

É mais do que a velocidade do som, mas como os ventos também eram muito rápidos, a aeronave não chegou a quebrar a barreira do som.



Mas qual é uma velocidade normal?

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, um avião geralmente atinge velocidade máxima a uma altura entre 9,1 quilômetros a 12,4 quilômetros. Quando a aeronave chega a essas alturas, se diz que estão em “voo de cruzeiro”. Como é uma região da atmosfera com ar menos denso, os aviões conseguem ir mais rápido. Geralmente, o voo atinge cerca de 850 km/h.

A Corrente Atlântica vai do oeste para o leste no Hemisfério norte. É uma corrente rápida, e muitos voos usam o fluxo de vento para viajar economizando querosene de aviação.

Geralmente, os ventos são de cerca de 117 km/h, mas é comum que no inverno fiquem ainda mais rápidos.

A seção de Baltimore e Washington do Serviço Nacional do Clima dos EUA afirmou que foi registrado o segundo vento mais rápido da história (os registros começam no meio do século 20).

“A uma altitude de 10,5 quillômetros, os ventos chegaram a atingir 426 km/h! Para os que estão viajando em direção ao leste, vai ter um baita vento de cauda”, disse o serviço na rede social X (Twitter).

A corrente de vento fica mais forte se há um grande contrates de temperaturas. Segundo o jornal “Washington Post”, no sábado, estava muito frio na região nordeste dos EUA e mais quente no sudeste do país.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ataque-a-tiros-deixa-1-morto-e-5-feridos-perto-de-jerusalem

G1 Mundo

Ataque a tiros deixa 1 morto e 5 feridos perto de Jerusalém

Atentado aconteceu em um posto de controle israelense, em uma área ocupada da Cisjordânia. Dois atiradores foram mortos pela polícia, e um terceiro foi baleado. Homens armados atiraram contra motoristas em uma rodovia próxima a Jerusalém — Foto: Reuters Um ataque a tiros deixou uma pessoa morta e outras cinco feridas nos arredores de Jerusalém, nesta quinta-feira (22). De acordo com as autoridades, os disparos foram feitos próximos de um […]

today22 de fevereiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%