G1 Santos

Equipes fazem operação para salvar ‘navio fantasma’ que pode afundar e provocar acidente no litoral de SP; VÍDEO

today3 de janeiro de 2023 11

Fundo
share close

Uma operação emergencial está sendo realizada para evitar o afundamento do navio oceanográfico Professor W. Besnard, que está abandonado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O g1 apurou, nesta terça (3), que já foram retirados mais de 24 mil litros de água de dentro da embarcação, que corre o risco de afundar, oferecendo danos ambientais, acidentes e que pode atrapalhar o tráfego de navios na área portuária. O navio histórico está atracado em Santos desde 2008.

A ação é uma iniciativa da Santos Port Authority (SPA), concessionária que administra o Porto, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os órgãos iniciaram a operação na última terça-feira (26), após ter sido constatada a condição de afundamento da embarcação. Segundo o Ibama, a retirada da água de dentro do navio deve acontecer por mais alguns dias.

“Dois caminhões a vácuo já retiraram 24 mil litros de água, mas ainda é pouco. A quantidade de água dentro do navio é muito grande e estamos em um período de chuva, então tem mais água entrando. Como a água é contaminada, não podemos tirar e jogar no canal. Então, são dois processos, ela [a água] é retirada e drenada para que o óleo seja removido. Após a drenagem, a água é lançada ao mar, e o óleo armazenado em uma bag para ser descartado de maneira correta”, explicou a agente ambiental federal Ana Angélica Alabarce, responsável pelo Ibama na região.



Equipes fazem operação para evitar que navio histórico afunde e provoque acidentes no Porto de Santos — Foto: Divulgação/IBAMA

Ana Angélica ressalta que o naufrágio do navio pode causar dano ambiental e prejudicar a navegação, além de oferecer muitos prejuízos ao Porto de Santos. “É uma irresponsabilidade de quem deveria ser responsável pela embarcação de não fazer nada. A SPA teve a iniciativa de fazer essa operação, mas não é responsabilidade da concessionária. Ela faz para evitar acidentes que podem trazer danos e perigos a todos”.

Embarcação está abandonado no Porto de Santos desde 2008 — Foto: Divulgação/IBAMA

Segundo a Autoridade Portuária, a instituição determinou ao Instituto do Mar (Imar), entidade proprietária da embarcação, que realize providências urgentes. Porém, segundo a SPA, como não houve qualquer ação por parte do Imar, a concessionária mobilizou recursos próprios para atender essa emergência. “Os recursos despendidos para a operação serão cobrados em juízo”, afirmou em nota.

A agente ambiental acrescentou que além de pedir providências ao responsável pelo navio, o Ibama também já multou o proprietário, mas nada foi feito. “Não pagam a multa. Pelo SPA é R$ 500 por dia e pelo Ibama é de R$ 1 mil por dia, até a retirada do navio do local. A autuação rola desde 2018, mas a pessoa não tem condições de arcar, e está sempre prometendo que vai fazer alguma coisa, mas não faz”.

Água retirada do interior do navio é drenada para remoção do óleo, que é armazenado em bags para ser descartado de maneira correta — Foto: Divulgação/IBAMA

O navio Prof. W. Besnard foi doado pela Universidade de São Paulo (USP) para Ilhabela, que queria afundá-lo e transformá-lo em um recife artificial. Em 2019, a Prefeitura de Ilhabela decidiu doar a embarcação ao Imar, com a intenção de transformá-lo em museu flutuante. O navio, porém, continua atracado no Porto de Santos sem muitos cuidados.

Segundo a SPA, a concessionária iniciou uma ação contra a Prefeitura de Ilhabela para retirada do navio do Porto de Santos, em 2018, e em 2021, a ação transitou em julgado em favor da Autoridade Portuária de Santos, com obrigação de remoção da embarcação e imposição de multa diária por descumprimento. Após o não cumprimento da sentença pela Prefeitura, em setembro de 2022, foi publicada decisão ratificando a determinação de retirada imediata da embarcação.

Água acumulada no navio pode causar o afundamento, que traria danos ambientais e prejuízos ao Porto de Santos — Foto: Divulgação/IBAMA

Com 49,3 metros de comprimento, o Besnard foi construído por encomenda do governo paulista e foi lançado ao mar em 1966. A embarcação passou pela costa brasileira, fez expedições no arquipélago de Cabo Verde e realizou mais de 260 viagens para a formação de pesquisadores passando por mais de 10 mil pontos para coletas para estudos científicos.

O navio levou as primeiras equipes de pesquisa brasileiras à Antártida. Depois disso, passou por duas reformas na década de 90 e um grande incêndio em 2008, que o deixou inoperante.

Navio Professor W. Besnard em Ubatuba em 2001. — Foto: Francisco Vicentini/Divulgação Instituto Oceanográfico da USP

Veja fotos de como está o interior do navio

A USP doou o navio para a Prefeitura de Ilhabela, que faria um recife artificial, porém, a administração doou a embarcação ao Imar — Foto: Divulgação/IBAMA

Imar tinha a intenção de transforme o navio em um museu flutuante — Foto: Divulgação/IBAMA

Após um grande incêndio em 2008, o navio ficou inoperante — Foto: Divulgação/IBAMA

Embarcação passou por duas reformas na década de 90 — Foto: Divulgação/IBAMA

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

irmaos-que-nao-se-viam-ha-45-anos-se-reencontram-apos-post-na-web;-video

G1 Santos

Irmãos que não se viam há 45 anos se reencontram após post na web; VÍDEO

O reencontro aconteceu com muita comoção e, segundo uma das filhas de Jair, Tereza Franco, de 42 anos, o pai ficou muito emocionado quando viu o irmão. “Até ficamos preocupadas com ele, porque ele chorou e tremia bastante”. Ilza Aparecida Franco, de 29, que também é filha de Jair, confessou que esta foi a primeira vez que ela viu o pai chorar. Os irmãos Arlindo [de camiseta azul e bermuda] […]

today3 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%