G1 Mundo

Esbarrão de comissária fez piloto empurrar controle do avião para baixo em voo da Latam, diz jornal

today15 de março de 2024 12

Fundo
share close

De acordo com o jornal, informações preliminares da investigação do incidente indicam que a comissária esbarrou em um botão do assento do piloto enquanto servia a refeição na cabine. O piloto foi empurrado para a frente e acabou acionando os controles que lançaram o nariz do avião para baixo.

O botão no qual a comissária esbarrou tem uma tampa e a regra é que o mecanismo não seja acionado quando o piloto estiver sentado.

Em nota, a Latam afirmou que a empresa está colaborando com as autoridades durante a investigação.



“Em relação ao voo LA800, que operou a rota Sydney-Auckland em 11 de março, o LATAM Airlines Group informa que continua trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação e que não compete à LATAM comentar as especulações em torno do tema”, diz o texto.

O voo LA800 fazia a rota entre Sydney e Santiago, com uma escala em Auckland, e levava 263 passageiros e nove tripulantes. O incidente aconteceu quando a aeronave, um Boeing 787, voava entre a Austrália e a Nova Zelândia.

Com a perda de altitude, pessoas foram lançadas ao teto da cabine, segundo a imprensa neozelandesa.

Havia manchas de sangue no interior da aeronave, segundo testemunhas. A Latam disse que 13 pessoas foram levadas a um hospital, e que ninguém corre risco de morrer. Entre os feridos estão três membros da tripulação e 10 passageiros: os dois brasileiros, um francês, quatro australianos, um chileno e dois neozelandeses.

Um avião pode mudar de altitude subitamente em razão, por exemplo, de uma turbulência ou da necessidade de descida rápida por uma descompressão. A Latam não informou as causas do incidente.

Ainda na segunda, a Latam havia classificado o incidente como uma “forte movimentação” e afirmado que investigaria o caso.

De acordo com o site Flightradar24, que monitora voos em todo o mundo, “não houve perda significativa de altitude durante o voo”. “[Esse episódio] serve para mostrar que o mais seguro é manter os cintos de segurança afivelados durante o voo enquanto se está sentado”, informou o site em sua conta no X (antigo Twitter).

Imagem do site Flightradar24 mostra trajeto do voo LA800, da Latam, entre Sydney e Auckland; o destaque em vermelho mostra o momento em que houve indicação de uma perda brusa de altitude — Foto: Reprodução/Flightradar24




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

hamas-diz-ter-proposto-tregua-na-guerra-contra-israel

G1 Mundo

Hamas diz ter proposto trégua na guerra contra Israel

Para a trégua, o Hamas tem como condição que Israel pare a ofensiva na Faixa de Gaza. O escritório do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou a proposta do grupo terrorista, dizendo que é baseada em "exigências não realistas", sinalizando que um acordo ainda está distante. (Leia mais abaixo) O acordo apresentado inclui a entrada de ajuda humanitária aos palestinos em Gaza, o retorno dos habitantes a suas casas e a […]

today15 de março de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%