G1 Mundo

Escavação no Coliseu revela ‘lanchinho’ dos antigos romanos

today25 de novembro de 2022 16

Fundo
share close

O público do Coliseu, a antiga arena de gladiadores de Roma, pode ter saboreado alguns petiscos, como azeitonas, frutas e nozes, descobriram arqueólogos.

Fragmentos de comida — como figos, uvas, cerejas, amoras, nozes e muito mais — foram descobertos durante uma escavação no sítio arqueológico.

Os arqueólogos também encontraram ossos de ursos e grandes felinos que provavelmente eram usados ​​nos espetáculos de caça na arena.



As descobertas foram feitas por arqueólogos que examinaram as redes de esgoto do monumento de 2 mil anos.

Relíquias como estas dão uma ideia da “experiência e dos hábitos de quem aqui vinha nos longos dias dedicados aos espetáculos”, explica Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu.

Os pesquisadores dizem que ossos de ursos e leões provavelmente são provenientes de animais que foram forçados a lutar entre si e com os gladiadores para entretenimento do público.

Ossos de animais menores pertencentes a cachorros também foram encontrados.

O estudo começou em janeiro de 2021 e envolveu a limpeza de cerca de 70 metros da rede de drenagem e esgoto sob o Coliseu, que continua sendo um dos monumentos mais visitados da Itália.

Arquitetos e arqueólogos especializados usaram robôs para navegar no complexo sistema de drenagem da arena — ajudando na compreensão da vida cotidiana em Roma, assim como das suas antigas estruturas hidráulicas, disseram os pesquisadores.

O Coliseu foi o maior anfiteatro do império romano, caindo em desuso por volta de 523 d.C. Era famoso por ser palco de lutas de gladiadores e outros espetáculos públicos que atraíam dezenas de milhares de espectadores.

Moedas antigas também foram descobertas na escavação, incluindo 50 moedas de bronze que datam do final do período romano, por volta de 250-450 d.C — e uma moeda comemorativa de prata de cerca de 170-171 d.C., celebrando 10 anos do governo do imperador Marco Aurélio.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

inflacao-da-copa:-com-precos-mais-altos,-ambulantes-veem-vendas-minguarem-em-relacao-a-2018

G1 Mundo

Inflação da Copa: com preços mais altos, ambulantes veem vendas minguarem em relação a 2018

Na quinta-feira (24), dia de estreia da seleção brasileira na Copa do Catar, a reportagem do g1 foi até a Rua 25 de Março, principal concentração de comércio de rua de São Paulo, para entender a percepção desses vendedores. "Está parado para todo mundo. Está muito ruim. E aumentaram muito as coisas. Na Copa passada, a gente comprava camisa da seleção por R$ 30 ou R$ 40 e revendia a […]

today25 de novembro de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%