Prefeitura de Guarujá

Escola Municipal de Guarujá terá oficinas artísticas e de robótica, por meio de projeto

today27 de fevereiro de 2023 23

Fundo
share close

A Escola Municipal Maria Aparecida Ramos Camargo (Morrinhos 3) é a unidade contemplada pela iniciativa, que envolverá 100 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Unidade

A rede municipal de ensino de Guarujá terá aulas de Teatro, Circo e também de Robótica. Trata-se do Projeto Estação Arte-Robótica, que vai ministrar oficinas para 100 alunos do 8º ano da Escola Municipal Maria Aparecida Ramos Camargo (Morrinhos 3), a partir desta terça-feira (28). O lançamento do projeto aconteceu no último dia 24.

A E.M. Ramos Camargo é a única escola da Baixada Santista a contar com a ação. As linguagens artísticas (Circo e Teatro), assim como as aulas de Robótica Criativa farão parte da grade curricular e vão acontecer as terças e quintas-feiras, até outubro. Paulo Sérgio Almeida Rocha será o professor responsável pelas aulas de Circo e Teatro, e as de Robótica, terão a condução da professora Carla Andréa Santos de Jesus.

Viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa tem o patrocínio da Empresa Cutrale e realização da Velloni Produções Artísticas. O Projeto é gratuito e acontece em parceria com a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).

O secretário de Educação de Guarujá agradeceu pela escolha da rede municipal de ensino da Cidade. “Muito obrigado por essa grande parceria em uma iniciativa tão importante. Aproveitem ao máximo essa oportunidade, pois a gente só cresce se for estudando”.



Segundo o coordenador das oficinas do Projeto em Guarujá, “o Estação Arte-Robótica já existe há quase 20 anos, com o intuito de democratizar as linguagens artísticas e de tecnologia aos estudantes em vulnerabilidade social”. Ele explica ainda que, como resultado final das oficinas, os alunos protagonizarão um espetáculo teatral ou cena, e com relação à robótica, construirão robôs ou brinquedos, por exemplo.

Robótica é a oficina preferida entre os estudantes

Encantados pelo mundo da tecnologia, a maioria dos alunos não vê à hora de colocar em prática a construção de robôs. É o caso do aluno Gustavo da Silva Alves, de 13 anos. Vindo da escola particular, ele já possui algumas noções para iniciar as oficinas. “Quero logo aprender como programar jogos”, contou. As meninas também querem mergulhar na robótica. A estudante Alice de Jesus Silva, 13 anos, achou muito bacana a iniciativa. “Espero aprender a fazer muitas coisas usando a robótica, que é uma área que eu gosto muito”.

A diretora da escola beneficiada conta que as aulas disponibilizadas pelo projeto geralmente são uma realidade apenas nas escolas particulares. “Fico muito feliz por saber que a nossa escola vai ter esse projeto maravilhoso e saber que tudo começou com o sonho de revitalizarmos um espaço criando agora a cyberteca”, explicou.

Doação

Para fomentar as aulas de Robótica, por meio do projeto, os alunos da Escola Municipal Ramos Camargo vão contar com uma sala especial. O espaço inclusive foi equipado com sete computadores. Os aparelhos foram doados pela empresa Cutrale durante o lançamento do Estação Arte-Robótica. O encarregado de Relações Trabalhistas, Mário Abdala, e o superintendente Administrativo da empresa, Fernando Santin representaram a empresa no ato.

Sobre o Arte-Robótica

É uma ação de difusão cultural e tecnológica que prevê a realização de ciclos de oficinas artísticas virtuais e presenciais, a produção de um curta-metragem documental, o desenvolvimento de uma mostra cultural e a realização de oficinas de contrapartida para discentes e docentes da rede pública.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caranguejo-de-coloracao-azul-chama-a-atencao-ao-ser-encontrado-na-beira-do-mar-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Caranguejo de coloração azul chama a atenção ao ser encontrado na beira do mar no litoral de SP

Uma guarda-vidas encontrou um caranguejo de coloração azul andando na beira do mar em Santos, no litoral de São Paulo. Ao g1, especialistas afirmaram se tratar de um animal da espécie Cardisoma guanhumi, conhecido como caranguejo da terra, uma espécie que se encontra em perigo de extinção e que não costuma aparecer nas praias da região. A guarda-vidas Roberta Alessandra Oliveira, de 43 anos, encontrou o animal por volta das […]

today27 de fevereiro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%