G1 Santos

Escolas de samba do Grupo Especial alegram a passarela do Samba, em Santos, no primeiro dia dos desfiles

today3 de fevereiro de 2024 1

Fundo
share close

As agremiações do Grupo de Acesso abriram a festa na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, que foi coroada com os sambas enredos de quatro escolas do Grupo Especial: Unidos da Zona Noroeste, União Imperial, X-9 e Real Mocidade Santista.

Mesmo quem não pôde comparecer ao evento, que teve ingressos esgotados, acompanhou ao vivo o carnaval santista pelo g1 e pela TV Tribuna, emissora afiliada da Rede Globo.

Neste sábado (3), a transmissão do último dia de desfiles começará após o BBB 24, com a exibição de mais cinco escolas do Grupo Especial: Independência, Unidos dos Morros, Amazonense, Sangue Jovem e Brasil.



Na primeira noite de desfiles, as agremiações do Grupo de Acesso começaram a se apresentar às 20h, com Padre Paulo, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias. Por volta das 23h, entraram na avenida as agremiações do Grupo Especial.

Neste sábado, as escolas de acesso novamente darão início às atividades com Imperatriz Alvinegra, Império da Vila e Dragões da Castelo.

O evento é organizado pela Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) com apoio da Secretaria de Cultura (Secult). Este é o sétimo ano em que os desfiles das escolas ocorrem uma semana antes do feriado de Carnaval.

Unidos da Zona Noroeste abre o desfile

A Unidos da Zona Noroeste abriu o desfile com o samba-enredo ‘Com fé em São Cristóvão e nas Rodas de meu Caminhão, hoje o Galo transporta o Futuro da Nação’.

Com mais mil componentes distribuídos em 13 alas, a agremiação do Saboó homenageou a classe trabalhadora dos caminhoneiros e seu papel no desenvolvimento do Brasil. A letra do samba foi composta por Fernando Negrão, Márcio Arcas, Gustavo Santos, Rafa Neves, Leozinho Nunes, Lúcio Nunes e Toninho 44.

“Nós viemos para ficar! É uma emoção muito grande colocar a escola na avenida. Um ano trabalhando com muita dificuldade, mas o resultado está aí.”, afirma, emocionado, o presidente da Unidos da Zona Noroeste, João Marcos.

Unidos da Zona Noroeste homenageou a classe trabalhadora dos caminhoneiros — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna

Posteriormente, a União Imperial atravessou a passarela do samba com cerca de 1.400 componentes e três carros alegóricos prestando tributo às figuras históricas como Pai Felipe, Quintino de Lacerda, Luiz Gama, Esmeraldo Tarquínio, Djamila Ribeiro e Alzira Rufino.

O samba-enredo ‘Azeviche, A Ascensão da Áurea Cor’ teve como símbolo principal a azeviche, pedra preta, milenar e valiosa. Foi composto por Gustavo Santos, Fernando Negrão, Joãozinho, Ademarzinho do Cavaco, Rodrigo Correia, Lúcio Nunes, Nikinha, Rafa Neves e Toninho 44.

“O coração sempre bate mais forte, mas temos que manter o equilíbrio para o desfile. A expectativa é muito grande, principalmente, pelo trabalho que fizemos durante o ano”, destaca o presidente da União Imperial, Luiz Alberto Martins.

Djamila Ribeiro, uma das homenageadas, esteve na passarela do samba da União Imperial. — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna

Exaltando a garra, beleza e cultura das comunidades santistas, a X-9 foi a terceira agremiação a desfilar na passarela do Samba. A escola contou com 2 mil componentes e três carros alegóricos, divididos em 16 alas.

Abordando a desigualdade social no Brasil, o samba-enredo ‘Meu nome é Favela’ teve composição de Alê Lopes, Mitch, Adriano Santos, Ricardinho Novaes, Sérgio Carmo, Edirley Fernandes e Xuxu do Cavaco.

A ‘pioneira’ entrou com 15 minutos de atraso, pois, um dos eixos do carro alegórico abre-alas apresentou problemas no funcionamento. No entanto, mesmo com o ocorrido, a escola do Macuco atravessou a passarela com determinação.

“O coração está bem apertado pelo que aconteceu. Mas, também, feliz por ver a escola unida do jeito que está. É um desfile rico.”, ressalva o carnavalesco da X-9, Amaury Santos.

X-9 na primeira noite de desfile das escolas de samba em Santos (SP) — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna

A Real Mocidade Santista fechou o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba de Santos. O samba enredo “Oxente, Real Mocidade Santista! Elba, a sua história se faz história. AI que saudade d’ocê!” relembrou os 50 anos de carreira de Elba Ramalho e exaltou tradições nordestinas.

A letra de autoria de Fernando Negrão, Gustavo Santos, Ademarzinho do Cavaco, Rafa Neves e Márcio Arcas foi representada por mais de mil componentes e três carros alegóricos, divididos em 13 alas.

“Foi um belo espetáculo da escola. Ficamos com os nervos à flor da pele. Pois, é um grande sacrifício colocar uma escola na avenida.”, finaliza o presidente da Real Mocidade Santista, Edson Ferreira.

Real Mocidade Santista exaltou tradições nordestinas no desfile — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicoes-nos-eua:-em-primarias-do-partido-democrata-na-carolina-do-sul,-joe-biden-tenta-atrair-eleitores-negros

G1 Mundo

Eleições nos EUA: em primárias do Partido Democrata na Carolina do Sul, Joe Biden tenta atrair eleitores negros

Apesar do presidente Joe Biden ser favorito, há duas pessoas que formalmente disputam com ele a nomeação. Os candidatos são os seguintes: Joe Biden, atual presidente dos EUA, ex-vice-presidente dos EUA e ex-senador dos EUA. Marianne Williamson, autora de livros de autoajuda.Dean Phillips, deputado pelo estado de Minnesota. Biden deverá ser o vencedor das primárias, mas além desse resultado, será importante o número de eleitores que comparecerão, ainda que seja […]

today3 de fevereiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%